quarta-feira, 21 de março de 2012

Message in a bottle


"
Walked out this morning, don't believe what I saw
Hundred billion bottles washed up on the shore
Seems I'm not alone at being alone
Hundred billion castaways, looking for a home
" Message in a Bottle - The Police

Eu comecei este Blog em 2010 de forma totalmente despretensiosa e no desejo de preencher meu tempo com histórias, viagens, fatos e momentos que marcaram a minha vida. Sem nunca perder o senso de humor, brinquei até com temas delicados e íntimos, na certeza de que compartilhar parte de sua jornada, de suas alegrias, medos e conquistas pode tocar pessoas que, mesmo sem nenhum laço direto, muitas vezes separadas por continentes, mares, oceanos, precisam apenas perceber que não estão sós no mundo e que outro alguém, já passou, sentiu, viveu a mesma coisa ou ao menos parte daquele momento que estão enfrentado.

Sei que isso não irá trazer a solução para os problemas de ninguém, não tenho esta pretensão, mas penso que seja reconfortante saber que nossas experiências podem ao menos servir para diminuir o fardo que alguém está carregando. 

Estava voltando para casa e escutando o The Police quando me deparei com a citação do post de hoje. Algumas idéias já nascem prontas e apesar de ter prometido para um casal de amigos e a uma amiga escrever um texto cômico ao invés deste mais reflexivo, não pude evitar trocar a ordem da publicação. Prometo que o próximo será o tal post prometido, mas peço a compreensão e que entendam a razão da minha troca.

A canção magistralmente interpretada por Sting relata através de uma metáfora, o fato de que, apesar de acharmos que somos os únicos sozinhos no mundo, muitas vezes abandonados ou perdidos, esta visão é, na realidade, completamente equivocada. A vida não nos apresenta desafios intransponíveis, somos nós, paralisados pelo medo e pelo mau hábito de escolher atalhos ou simplesmente o caminho mais fácil, que preferimos evitar a confrontação que, no final, leva a transposição das provações/obstáculos que surgem de tempos em tempos.

E qual a maior mazela dos nossos dias? O vazio no coração que traz consigo o vazio na alma. E quando penso como num mundo cheio de meios de comunicação, as pessoas estão se tornando cada vez mais incapazes de se comunicar, de forma franca, transparente e sincera, fico triste. O ser humano tem, a cada dia que passa, exercitado como sentir pena de si mesmo, se isolando ao invés de entender que através da interação, podemos dividir o fardo e facilitarmos o processo de cura. 

As doenças que aparecem em grande quantidade, na atualidade, são muitas vezes frutos do processo de sublimação a que nos submetemos e que por somatizarmos nossas emoções, se refletem, inevitavelmente, através de enfermidades como se fossem um pedido de ajuda do nosso próprio organismo.

Creio que as pessoas gastam uma quantidade enorme de energia, pensando como será o futuro que esquecem que este é fruto do que realizamos hoje. Se preocupam tanto com o que perderam (e que não irá mais voltar) que desperdiçam a oportunidade de aproveitar as alternativas que a vida as oferece. E o que me deixa mais triste é que ficam dizendo que o mundo conspira contra, quando, de fato, se tornaram cegas para as opções que brotam ao seu lado.

E depois que perder no caminho,aquilo ou parte daquilo que a vida lhe ofereceu como alternativa, posso apenas afirmar, que não adianta se arrepender e dizer que agora entende o valor das coisas, porque a vida não para e fica esperando que você se decida Se não o fizer, o destino tira esta escolha de suas mãos e decide por você o que bem entender e não adianta se lamuriar depois.

Para encerrar, escolhi a citação abaixo do filme do Adam Sandler, Espanglês. Dizem que me pareço muito com ele e pode até ser verdade. Tenho de confessar que neste filme, não me achei apenas fisicamente parecido mas também me identifiquei muito com o personagem por ele interpretado. O texto abaixo reflete parte da mensagem que tentei passar ao longo do post. Não se apeguem tanto ao cunho de relacionamento da citação, apesar totalmente pertinente e real, mas transponham para outros cenários e realidades e perceberão como ela também se aplica.

Todos nós nascemos e morremos sozinhos, isto é certo, o que cabe a nós escolher, é a forma como iremos viver.... 

"
...
And you will never find someone as good.
There'll only be men who
you know are cheap and shallow...
and have no real warmth in their souls.

You may have gotten by
on those surfaces once but now...
...
you have been spoiled by a good man
." Evelyn Wright - Spanglish (2004) 

Um comentário:

  1. Lindo o que você escreveu Marcelo. Teus textos são excelentes e nos fazem pensar. Então sim, você está dando uma contribuição para outros. Todos podemos ajudar-nos. Beijos, Denise

    ResponderExcluir