segunda-feira, 5 de março de 2012

Chegadas e Partidas


 "
Someone like you, and all you know, and how you speak
...
You know that I can use somebody
You know that I can use somebody
Someone like you

Off in the night, while you live it up, I'm off to sleep
Waging wars to shake the poet and the beat
I hope it's gonna make you notice
I hope it's gonna make you notice

Someone like me
Someone like me
Someone like me, somebody
" Use Somebody - King of Leon

Existe um programa da GNT chamado "Chegadas e Partidas" e apesar de eu não gostar muito de sua apresentadora, não posso negar que a idéia de acompanhar os encontros e desencontros em um aeroporto proporciona histórias muito interessantes.

E é  engraçado como muitas vezes só contextualizamos alguma coisa quando ela começa a fazer parte do cotidiano. Tenho o costume, há mais de 3 anos, de viajar pelo mundo ou mesmo dentro do meu País e isso significa dizer que normalmente tem alguém me esperando ou se despedindo de mim e já presenciei os mais diversos tipos de reações tanto na minha chegada como quando partia. 

Mas foi somente quando esta ótica se inverteu, ou seja, era eu quem estava me despedindo ou recebendo é que começei a reparar naqueles pequenos detalhes, que na verdade são muito relevantes, e que passam despercebidos do público em geral.

Antes mesmo de precisar falar de mim, claro que vou colocar meus sentimentos e visões, o que percebi são as mais diversas emoções contidas em cada pessoa ou grupo de pessoas, que está a espera de um funcionário de empresa, de um amigo, de um ente querido ou da pessoa que ama, Foi curioso observar o compartamento de cada uma delas nestes mais diferentes segmentos e das expectativas de cada um em cada situação e como isso afeta, mesmo que você não veja nem perceba imediatamente, quem está ao redor.

Neste últimos 2 meses, esta tem sido a minha vida, ou seja, acompanhar chegadas e partidas e foi inevitável ao longo deste período não me sentir parte de tudo que acontecia ao meu lado. Desde a menina que voltava do intercâmbio e que a família, amigos e namorado esperavam com banner e outros adereços, como um filho abraçando em meio a lágrimas seu pai, mesmo ele dizendo que voltava em apenas dois dias. Creio que é impossível se você possui um coração, que muito mais do que simplesmente bombear sangue, contém sentimentos, não se sensibilizar e até mesmo se emocionar com estas cenas.

Foi curioso também ver a reação daqueles cuja profissão é levar e receber pessoas no aeroporto. Cada um deles com seu papéis com os mais diversos nomes e empresas para as quais trabalham, a espera normalmente de desconhecidos e desprovidos, por isso mesmo, de qualquer emoção a não ser a obrigação e responsabilidade de recebê-los e levá-los ao seu destino. Ainda assim, há sempre um misto de indiferença e ansiedade pela chegada ainda que estes sentimentos sejam opostos.

Da minha parte, mais precisamente no meu caso, posso dizer que é muito triste ter de se despedir, mesmo que seja dizendo um até breve, na certeza de um reencontro próximo. Ainda mais frustrante é estar a espera e saber que o vôo foi cancelado e que terá de aguardar até o dia seguinte, repetindo o mesmo ritual na porta do desembarque, dividindo aquele momento, que parece interminável, como novos rostos e outras histórias.

Porque quando parte alguém que você ama, parece, na verdade, é que parte do seu coração partiu com ela e  isso deixa um imenso vazio no peito. Assim como quando ela regressa,  traz junto a certeza cristalina de que somente quando retorna é que se estará completo novamente.

"
I'm running out of time
I'm out of step and
Closing down
...
And uselessly
Always the need
To feel again the real belief
Of something more than mockery
If only I could
Fill my heart with love
" Closedown - The Cure

Nenhum comentário:

Postar um comentário