sábado, 7 de maio de 2011

Poesias e Musas

"
I told you
That we could fly
'Cause we all have wings
But some of us don't know why
" Never Tear us apart - INXS

Quando ainda estava no Colégio Andrews, lá nos idos da década de 80, fizemos um trabalho sobre Vinícius de Moraes. Coube a mim, antes de tocarmos "Eu sei que vou te Amar" e eu declamar "O Soneto da Fidelidade" fazer a seguinte indagação ao público:

MM : Todo poeta tem uma musa. Mas o que é uma Musa?

Para minha surpresa a resposta me foi dada por Alessandra Ali que estudava em minha turma. Havia ensaiado com meu pai, antes do evento, que respostas daria no caso da pessoa acertar a definição de musa e caso errasse e ela brilhantemente acertou.

Uma musa usando, em parte, suas palavras é uma fonte de inspiração para o poeta e através de uma alegria ou momento de dor ou de perda, ajuda a popular nosso universo com as mais lindas prosas, versos ou canções. E é isto mesmo, a musa tem o poder, para não dizer o dever de permitir que se exprima através de palavras e sons, o que muitas vezes se diz em silêncio.

Naquela época já escrevia versos e diria que era o início de uma etapa produtiva porque na adolescência é que experimentamos o amor e o desamor com mais frequência e intensidade. Depois descobrimos que ninguém morre de amor e chegamos a conclusão que a dinâmica da vida pode ser perfeitamente traduzida pela canção de Guilherme Arantes:

"Há sempre um novo Amor,
  Uma nova saudade,
  Coisas do Brasil,
  Coisas do Amor" - Coisas do Brasil - Guilherme Arantes 

Rita Lee poderia ter facilitado nossas vidas e dado a dica do que as mulheres buscam, lançando algumas músicas mais cedo,  como a que segue, e quebraria alguns paradigmas :

"Papai do céu
  Me dá um namorado
  Lindo, Fiel, Gentil e Tarado"  Xuxuzinho - Rita Lee

E por mais duro que seja admitir, é verdade, tenho escrito versos de forma muito mais esparsa do que antes, não sei se isso é bom ou ruim, mas sinto falta do turbilhão de sentimentos dentro de mim que me levavam a escrever. Meu último poema foi escrito na Escócia, mais precisamente em Edimburgo em agosto do ano passado. Os versos se encontram no Post "Enquanto houver tempo" e penso que ficou bem legal.

E pensando nisso, realizei que a idéia da criação deste Blog, permitiu que eu passasse a ter diversas forma de me expressar, fosse através de textos, imagens, prosas ou versos. E de tempos em tempos arrisco aqui apresentar minhas poesias, revelando essa minha veia poética, vamos ver se me saio bem hoje... ou seria essa a  responsabilidade da minha Musa?

Soneto à Musa

Meus versos são como uma segunda pele
Que reveste meu corpo
Que exprime meus sentimentos
Revelando, em silêncio, o que dita meu coração

Mas se buscar seu nome
Nestes meus humildes versos
Não o encontrará em forma de anagramas ou acrósticos
Muito menos de forma explícita, posto que é parte indivisível.

Entretanto, se olhar bem perto,
Bem no fundo dos meus olhos, poderá cessar todas as buscas
Pois  lá estará, tal qual uma digital, a sua imagem

Pois versos são como espelhos d'alma
Representados através de devaneios, desejos e vontades
Vivos num universo harmônico, onde meus sonhos se tornam realidade.

Rio 07/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário