domingo, 22 de maio de 2011

Educação Sentimental


"
For you I was a flame
Love is a losing game
Five story fire as you came
Love is a losing game
" Love is a losing game - Amy Winehouse

Tudo que sei e pratico devo muito, sem sombra de dúvidas, às mulheres. Nós homens, dentro de nossas habilidades e limitações, temos muito a aprender com elas, seja em termos de romantismo, sensualidade, seja sobre praticidade, tentação e desejo.

Muito na vida seria mais fácil se ao invés delas tentarem fazer com que entendessemos coisas que nossas mentes limitadas são incapazes de ver, nos dissessem diretamente. Mas a dinâmica não é essa e é por essas e outras que devemos ouvir a voz da experiência de tempos em tempos.

E foi numa bucólica noite em que fui convidado a degustar um delicioso lanche, tipicamente caseiro, com dois casais de amigos e filhos que aprendi mais uma grande lição, daquelas para entrar nos anais da história (lá ele).

Discursava sobre um coaching que havia feito a pouco, onde minha experiência pregressa com relacionamentos tinha sido solicitada para ajudar um jovem incauto que desbravava naquele momento os tortuosos mares do amor.

O rapaz, ainda que interessado na moça, me questionou como deveria conduzir a relação de tal forma a mostrar que estava envolvido mas que não aparentasse que estivesse loucamente apaixonado, queria manter a relação evoluindo de forma natural e gradativa sem colocar a "carroça na frente dos bois"

Repetia em voz alta e, imitando seus trejeitos, expunha como me perguntava as coisas e durante a frase cabal : "E então, o que a gente faz quando está interessado na moça mas não quer que ela ache que já é um um relacionamento sério..." . fui cortado abruptamente pela explicação contundente e incisiva de uma das esposas, mãe de família, que, enquanto ninava seu filho pequeno no colo,  falou :

- "Ah!!!! Mete no C* dela logo, que eh para não pegar amizade......"

Risos soltos na mesa de jantar, mostrando que a sabedoria e simplicidade das respostas reside na objetividade, não pude esconder minha surpresa ao ouvir tal conselho e recomendação de uma mulher. Não porque fosse um absurdo, mas porque a cena dela ninando a criança no colo ao proferir a aquelas palavras no mais perfeito estilo nelson rodriguiano, mostrou  .......

"A Vida como ela é....."

"Eu quero ver
Você mandar na razão
Prá mim não é
Qualquer notícia
Que abala o coração...


Se toda hora é hora
De dar decisão
Eu falo agora
No fundo eu julgo o mundo
Um fato consumado

E vou-me embora " Fato Consumado - Djavan


Nenhum comentário:

Postar um comentário