terça-feira, 29 de março de 2011

Tudo Passa


"Uma mudança sempre deixa patamares para uma nova mudança" Maquiavel

Acredito que nada acontece por acaso, cada mudança , cada provação e cada experiência que vivemos serve para um propósito maior, fora de nossa imediata compreensão. Como seres imperfeitos que somos, não temos, devido a nossa ansiedade por respostas, a paciência para esperar o tempo das coisas.

Cada aprendizado que a vida nos traz serve sempre, e nisso eu acredito fielmente, para nos tornar pessoas melhores, no melhor sentido do polimento de alma. "Tudo passa", foi uma frase que minha mãe e minha irmã me disserarm ano passado. Estava num dilema em minha vida e naquele momento, como de costume, não conseguimos ver o todo e com isso começamos a nos questionar sobre o que fizemos de errado que nos faça passar por tamanha provação.

De fato, a resposta é simples: Tudo e Nada. Algumas coisas que passamos, temos de passar, como provações no sentido de nos trazer a exata reflexão de onde estamos, do que queremos e desejamos e o que é necessário para chegar lá. Às vezes, aceleramos tanto as coisas e nossas decisões que é necessário que surja um freio natural que nos pare ou desacelere, reduzindo a marcha, nos permitindo entender com precisão a dinâmica das coisas. 

O primeiro passo é entender que não acertamos sempre e que a beleza e a mazela do livre arbitrio é essa, como somos livres para decidir, para cada ação haverá sempre uma reação e muitas vezes o resultado desta equação não será da forma ou na intensidade desejadas.

Por outro lado, o que se deve entender também, é que às vezes passam-se tantos meses, ou longos períodos, onde o fluxo das coisas acontecem sempre da forma e com o resultado que esperamos que  é comum que nos esqueçamos que existirão percalços no caminho e como disse em um post anterior, ninguém está preparado para o fracasso. Mas a vida é assim, construções e desconstruções de nós mesmos.

Tudo passa, sábia frase que me ensinaram,  e que dá o nome ao post de hoje, serve, em realidade, a dois propósitos: Quando está tudo bem e ocorrendo como esperamos e queremos, devemos nos lembrar que "Tudo passa" e que pode chegar o momento em que teremos de nos testar e nos provar, que em algum momento as coisas parecerão ter saido de seu centro de equilíbrio.  Neste exato momento, e ai está o truque, deveremos ter a serenidade para compreender que isto também passará.

E posso dizer, por experiência própria, que esta dinâmica sempre se mostrou correta e precisa. Todos passamos por infortúnios e estes servem para que possamos valorizar e aproveitar cada um de nossos sucessos e conquistas. Leio a frase do post todos os dias, porque de fato é fácil esquecer quando tudo está bem e posso atestar que desde que comecei a fazer este exercício tudo passou a fluir muito melhor. Minha mãe estava certa, como sempre, tudo realmente passa e por isso não devemos nunca nos esquecer do valor de cada lição que a vida nos dá.

O mais importante, e este é o sentido do post de hoje, é reforçar que devemos manter o pensamento positivo, acreditarmos sempre na nossa capacidade e sabermos que muitas pessoas ao nosso redor reconhecem e sabem do nosso valor e da nossa importância.

Toda lição serve ao seu propósito se dela se consegue extrair algum aprendizado e nada acontece por acaso.

A referência que encerra o post desta semana é uma canção que me fez adorar a cantora inglesa Kate Bush. Este dueto com Peter Gabriel é uma demonstração como a sua voz pode tocar a nossa alma e foi isso que aconteceu. Desde este dia, comprei tudo que ela já lançou e é uma pena que ela tenha se isolado em seu castelo na Inglaterra e reduzido bruscamente seu trabalho artistico. A música de hoje é precisa e sintetiza o texto. espero que gostem.

"
Rest your head
You worry too much
It's going to be alright

When times get rough
You can fall back on us
Don't give up
Please don't give up

Don't give up'
Cause you have friends
Don't give up
You're not the only one
...
Don't give up
You still have us

Don't give up now
We're proud of who you are
" Don't give up - Peter Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário