terça-feira, 22 de março de 2011

Alive ou Black?


"
I, I'm still alive
Hey I, but, I'm still alive
Hey I, boy, I'm still alive
Hey I, I, I, I'm still alive, yeah
Ooh yeah...yeah yeah yeah...oh...oh..." Alive - Pearl Jam

Tenho dois grandes amigos de infância com o mesmo nome, Eduardo. Bom, os sobrenomes são bem diferentes, assim como suas personalidades. Conheço-os há mais de 20 anos, um pouco mais do que isso, na verdade. São pessoas que sempre estiveram em minha vida e mesmo não estando sempre próximos fisicamente,sempre demonstraram que são pessoas que posso contar em qualquer momento.

Em dezembro de 1999, passamos o final de ano, a virada para ser mais exato, na casa de um deles em Angra dos Reis. Posso dizer que a casa, o condominio e o local eram perfeitos. Podiamos ir a praia caminhando e dar aquele mergulho de fim de tarde vendo o sol se pôr e aproveitar este momento para refletir sobre a vida. Na época era casado com minha primeira esposa, Ana, e como era de costume era um encontro de casais, assim sendo, incluia churrascos, jantares e rodadas de imagem e ação.

Durante um churrasco, começamos a escutar música na garagem da casa. O som variava de estilos como Fleetwood Mac, Queen, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, entre outros. Em dado momento começamos a escutar Pearl Jam. Para aqueles que não conhecem o grupo, eles são da mesma geração do MatchBox 20 ( O vocalista da banda é o Rob Thomas que canta "Smooth" com Santana) . O CD era o "Ten", um dos mais bem sucedidos da banda, com inúmeros Hits e sucessos.

Meus dois amigos começaram uma inflamada discussão sobre qual das duas músicas, Alive ou Black, era a mais interessante e bonita. Confesso, que na minha parca ignorância, desconhecia as duas na época, assim como as suas letras e arranjos, de forma que não poderia opinar. Acho que já mencionei num post anterior, que tenho uma preocupação de entender a letra, seu sentido e significado.

Por exemplo, tive uma namorada que gostava da Macy Gray, gosto dela também, mas algumas de suas músicas abordam violência doméstica e com isso, fica difícil para mim achar a canção bonita. A música "Still" tem um arranjo lindo e fica perfeito no timbre de voz de Macy, mas não tem como eu concordar que alguém possa ser maltratado e ainda querer a pessoa de volta, vai além da minha humilde compreensão.  Ainda assim, minha ex adorava a canção e botava no carro toda vez que viajavamos para Búzios, vai entender.

Voltando aos meus amigos, naquele feriado, ninguém venceu a discussão, até porque gosto não se discute. Mas eu comecei a analisar as duas músicas e formar a minha opinião a respeito. Meu amigo e irmão de alma, Bordoni, vai me bater mas eu prefiro a Black do que Alive. E vou dar minha explicação.

Não posso negar que o arranjo de Alive é forte, intenso e que adoro escutar quando estou correndo, mas a letra me parece triste, não num sentindo de um relacionamento que se acabou, mas sim porque fala da relação pai, mãe e filho de uma forma muito incomôda para mim. A indiferença é, para mim, algo muito pior do que o desamor.

Black, minha escolha, aborda um relacionamento improvável ou que terminou entre pessoas que estão em diferentes dimensões. A música retrata como as coisas perdem o viço e a alegria, como tudo ao redor perde sua cor e seu brilho por estarem afastados. Na medida em que a música avança, o cantor aborda todos os ângulos e nuances da perda refletidas em locais, fatos e pessoas. A canção é realmente densa e triste. Mas não posso negar que gosto inclusive dos arranjos e também do timbre da voz do vocalista que consegue transmitir a intensidade das emoções de cada momento.

Em 2006, fui ao show do Pearl Jam na Apoteose, no Rio de Janeiro. Posso garantir que foi um dos melhores shows que já assisti. O cara tem uma presença de palco incrível e mais do que isso, alguém que passa quase duas horas bebendo vinho sem parar, não desafina, não esquece a letra e não perde o tempo das músicas, merece todo meu respeito e consideração. Se voltarem a se apresentar em qualquer lugar que eu esteja, irei sem dúvida alguma.

Bom, esta foi minha análise, interpretação e opinião. E a sua? Sugiro que escutem cada uma das canções com calma e lendo a letra. No site do Terra, tem a versão com tradução e video e vocês podem tirar sua próprias conclusões.

No início e no fim do texto estão os trechos que gosto das músicas. Não são os únicos, mas são os que me chamam atenção.

Até o próximo post.

"
I take a walk outside
I'm surrounded by some kids at play
I can feel their laughter, so why do I sear

Oh, and twisted thoughts that spin round my head
I'm spinning, oh, I'm spinning
How quick the Sun can, drop away

And now my bitter hands cradle broken glass
Of what was everything?
All the pictures have all been washed in black,

tattooed everything" Black - Pearl Jam

Um comentário:

  1. Meu velho, não vou te bater, não, fique tranquilo.
    E sinceramente já espera que vc fosse escolher Black, conhecendo vc. Dando minha humilde opinião, Black é um canto de passarinho, Alive é o rugido do Leão, é o dedo na ferida aberta, é a catarse histriônica pra gente botar pra fora toda a energia ruim e sair mais leve...Bom, eu ainda prefeiro Alive, na veia!

    ResponderExcluir