sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

It can't rain all the time


" I trust everyone. It's the devil inside them I don't trust " Stella - Italian Job

Tendo iniciado minha vida acadêmica na área de exatas e nela tendo me aprofundado através de um curso de engenharia, outro de programação de computadores e terminando com uma pós em Análise e Gerência de Sistemas, posso dizer que a despeito do fato de ter facilidade com números, minha maior habilidade seja com pessoas.

Desde pequeno, não me perguntem porque, pessoas das mais diversas idades e que muitas vezes que nunca havia visto sentavam-se ao meu lado e sem motivo aparente começavam a despejar suas dúvidas, medos, frustrações e segredos, às vezes, tão íntimos que talvez você não comentasse com seu melhor amigo.

De uma forma ou de outra, depois do desabafo, elas sempre saiam melhor e entendo que de alguma forma ajudei a tirar um peso de suas costas. Se não fui capaz de resolver seus problemas, acho que somente nós mesmos podemos exorcizar nossos próprios demônios, ao menos ajudei a entender que todos nós temos nossos pequenos traumas, pecados e incertezas. Acho que o melhor que pude fazer foi mostrar que alguém está disposto a ouvir sem a intenção de julgar e que mesmo em silêncio pode dividir, naquele momento, sua angústia e sua dor.

Anos após desenvolver uma carreira relativamente sólida na área tecnológica, o desejo de estudar Direito, sempre tive em mim um senso de justiça, tornou-se forte, tão forte, que em 1999 comecei minha segunda faculdade. Creio que Direito é uma matéria complementar e que todos deveriam estudar ou ao menos fazer um curso de especialização e fui além disso, me graduei e posteriormente me pós-graduei. Chegou o momento que após advogar por quase 5 anos percebi que poderia ajudar muito mais se fizesse a Magistratura, ou seja, me tornasse um Juiz.

Por razões que somente o acaso pode explicar, a vida me trouxe para outro continente e também para a gestão da área Administrativa. Creio que a vida inevitavelmente nos direciona para onde está nosso destino ou para perto dele ao menos. Cuido de pessoas, de suas vidas, suas acomodações, logísticas e transporte. Direta ou indiretamente influencio o dia a dia delas e elas também, de forma inevitável, o meu.

Isso me obrigou a fazer rotineiramente, o que há muitos anos fazia informalmente, cuidar de pessoas e mais uma vez escutar pessoas. Incrível como num mundo cheio de parafernálias tecnológicas as pessoas não sabem se comunicar e mais do que isso tem medo de se expressar. Impressionante o teatro orquestrado muitas vezes pelas pessoas tentando esconder ou ocultar o seu verdadeiro EU.

E isso me traz a referência citada no meu post de hoje. Não é das pessoas que tenho medo e sim dos demônios que existem dentro delas. Muitas pessoas estão e são tão reprimidas ou oprimidas que realmente temo o que possa sair de dentro delas quando sejam postas à prova em momentos de tensão ou pressão.

As pessoas acham que armas matam mais, mas eu, pelo contrário, acho que as palavras e atos (de ação ou omissão) podem causar muito mais estragos. E sinceramente penso que esta é a maior mazela dos nossos tempos. As pessoas tão preocupadas com seus sucessos, capacidades de  sucesso e possuem incapacidade de perceber que ao longo de nosso caminho existem outras pessoas que nos ajudam a construir nosso futuro ou às vezes que aparecem ao longo do processo por um propósito. Estamos tão preocupados em encontrar o "Santo Graal" que esquecemos que o maior tesouro está ao nosso redor.

Recentemente ajudei a fazer o que chamo de "coaching". Dei todos os cenários, posições e variáveis e infelizmente ou felizmente o inevitável aconteceu ( digo isso porque acho que nada acontece para pior, é sempre para nosso melhor mesmo que no momento não possamos compreender). Parece que as pessoas tem uma resistência em entender as messagens e mais do que isso sua auto-suficiência as impede de aceitar que muitas vezes um par de cabelos brancos não estão lá à toa. Não eu não sei ler as pessoas, não eu não sei scanear as pessoas, mas não ler os cenários é um dos luxos que as pessoas que querem se desenvolver não podem se dar. Enfim, assim é a vida, aprendizado constante.

Mas se pudesse aconselhar, se é que posso ou  me atrevo, usaria a frase de Eric Draven do filme "The Crow" ..... It can't rain all the time..... Por isso, temos de ser sempre pacientes e aprender com a lição.

"
Here comes the rain again-
Raining in my head like a tragedy,
Tearing me apart like a new emotion.
I want to breathe in the open wind.
I want to kiss like lovers do.
I want to dive into your ocean.
Is it really with you ?"  Here comes the Rain Again - Eutythimics

2 comentários:

  1. Mestre,

    Mias um post Sensacional !

    Abraço,

    Rapha

    ResponderExcluir
  2. OI marcelo
    Tudo o que voce disse é realmente a verdade que as pessoas vivenciam hoje.
    Parabens pelo Post, esta fantastico.
    abraços
    Marcia bader

    ResponderExcluir