quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Enjoy the Silence


"
Words like violence
Break the silence
Come crashing in
Into my little world
...
Words are meaningless
And forgettable "
Enjoy the Silence - Depeche Mode

Engraçado como gosto desta música e ao invés do seu arranjo poder transparecer uma sensação de melâncolia, toda vez que ouço esta canção tenho uma sensação de paz e equilíbrio. A música também é antiga, apesar de ainda atual, e me remete a minha adolescência quando o Depeche Mode fazia muito sucesso ( diria que StrangeLove é a mais famosa) e quando era presença fácil nas festas e baladinhas.

Outro fato interessante é como uma pessoa tão falante como eu, possa gostar de ficar muitas vezes horas e horas em silêncio (não, não é impossível, fico horas em silêncio e não é porque estou dormindo, hehehe). Todas as minhas viagens são e foram permeadas por músicas, meu IPOD é meu companheiro imprescindível, assim como, também o é, no meu dia a dia (afinal a vida é também uma viagem).

Nestes roteiros turísticos, que se tornaram parte de minha vida, por alguns poucos momentos tive companhia de viagem e a experiência foi interessante e muito válida. Viajei, por exemplo, com uma amiga pelo Reino Unido ano passado e a foto que compõe o post de hoje foi tirada por ela momentos antes de entramos no ferry boat para irmos para a Irlanda. O mais interessante é que apesar de nos conhecermos há muitos anos (nos conhecemos em 2001, mas começamos a amizade de fato em 2002) , passar tanto tempo juntos (foram 10 dias de viagem) , o dia inteiro para ser mais preciso, era uma verdadeira incógnita para nós dois.

Para minha surpresa, apesar de muitas vezes parecer bastante introspectiva, e se preocupar com isso mais do que eu, posso dizer que foi muito bom passar este período com ela. Várias vezes me veio a mente o pensamento de "O quanto de verdade conhecemos uma pessoa?" e de como e quanto podemos nos surpreender positivamente ao conhecer outras nuances que um almoço, festa ou evento social não permitem transparecer. Existem pensamentos, sonhos, idéias, gostos e particularidades que somente dedicando este tempo juntos é que podemos realizar.

Estavamos outro dia conversando sobre como foi divertido quando na Escócia, a caminho das Highlands, paramos em um hotel, onde degustamos uma bela cerveja local, observando o fim do dia.  Acho que fazia tempos que não ria tanto, só falando besteiras o tempo todo. Às vezes, pequenos momentos como esse preenchem muito mais nossas vidas do que outros.

Ao fim da viagem, haviamos combinado fazer uma análise se havia valido a pena ou não viajarmos juntos, se a companhia tinha sido agradável e o programa produtivo. O resumo é que independentemente de nossas pequenas imperfeições e diferenças, conseguimos maximizar nosso tempo e aproveitar nossa viagem. Molhar os pés no mar e aproveitar a sensação de liberdade e desapego completos, refletidos pelo exato momento em que tirei esta foto, resumem a minha alegria no momento.

Isso também, fazendo um paralelo, me rmete a um momento ocorrido algumas semanas atrás. Aquele momento que alguém diz ou faz algo que te deixa triste ou te magoa e ao invés de mostrar grandeza e superioridade, você desfere aquelas palavras duras e contundentes , as quais você se arrepende no momento seguinte que as proferiu. Isso me lembrou uma citação de um filme que gosto muito com a Meg Ryan e Tom Hanks, segue abaixo: 

"
Wouldn't it be wonderful
if I could pass all my zingers to you?
....
But then, on the other hand,
I must warn you that
when you finally have the pleasure of saying
the thing you mean to say
at the moment you mean to say it,
remorse inevitably follows. "   Joe Fox - You've Got Mail Movie

E foi isso que ocorreu, não importa o quanto o fato tenha me incomodado, nada justificaria a forma como falei, mas quando realizei isso, já tinha dito. O título do post, mais de uma mensagem de busca constante de equilíbrio, é também uma reflexão de como devemos aproveitar o momento de ficarmos em silêncio e essa muitas vezes é a melhor resposta, não querer verbalizar um pensamento ou sentimento.....

"
Words are very
Unnecessary
They can only do harm
.....
enjoy the silence.... "
Enjoy the Silence - Depeche Mode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário