sexta-feira, 30 de julho de 2010

Romance e Romântico

"
Como va a ser eso
si aun cuando sale la luna
y da en mi ventana
no te puedo dejar de querer
nos hemos reido y llorado los tres
yo quiero darte mi alegria,
mi guitarra y mis poesias
y solo se me ocurre amarte
y solo se me ocurre amarte. " Y solo se me ocurre amarte - Alejandro Sanz.

Namorei um menina que se denominava "Balzaquiana Romântica" e por muito tempo tentei entender o que significava isto. Parece-me que esta denominação representa uma mulher na faixa dos trinta que é romântica e que por esta fora dos padrões de relações descartáveis em que vivemos, adora pequenos agrados, carinhos e atos que só os romanticos podem fazer e receber.

E ai é que foi o meu verdadeiro dilema, que delineia o post de hoje, começou porque esta menina não fazia nem o elementar do que os românticos fazem. Não escrevia versos, comprava presentinhos surpresa, nem surpreendia você em momentos que você menos espera, com aquelas palavras e/ou pequenos comentários que mudam seu humor e fazem seu dia mais radiante, como disse, nem o básico.

Mas antes que me acusem de maluco ou amargo, isso nunca foi um problema. As pessoas expressam o que sentem como podem e sabem e não quer dizer que gostem menos de você, apenas, às vezes, não sabem como demonstrar. Ou talvez eu esteja muito mal acostumado porque vejo meu pai amando minha mãe da mesma forma e com a mesma intensidade com que se amavam há mais de 40 anos - até hoje ele manda flores, escreve versos e compra a bala que ela gosta - e com isso, eu espere e acredite que as pessoas possam realmente encontrar sua alma gêmea, ainda que nas condições mais inusitadas, sem planejamento prévio e apesar de todo desgaste que o tempo, filhos e dificuldades trazem ao longo da relação, se amarem cada vez mais.

Por isso esta menina não era uma "balzaquiana romântica", era somente alguém que gosta de romance, como todos nós imagino. Romântico é aquela pessoa que faz pequenos agrados inesperados, que vê pequenas coisas e associa a pessoa que gosta, planeja eventos no detalhe e com meses de antecipação, escreve versos, cita trechos de canções e que acima de tudo acredita firmemente no amor e nunca, de fato, para de perseguí-lo.

O citação de hoje é um resumo disso. Y solo se me ocurre amarte foi a primeira canção que dancei e que abriu o salão no meu segundo casamento. Escolhi esta música porque para mim é a sintese do amor, onde um homem deseja tanto sua mulher que apesar de tentar dar tudo aquilo que ela precisa e/ou que ele tem, no final tudo que lhe ocorre é amá-la.

Quando pedi minha segunda mulher em casamento, minha ex, planejei com 6 meses de antecedência e estabeleci alguns itens e metas que levaram ao desfecho e ao sim. Menciono o fato apenas para demonstrar, sem falsa modéstia, o que considero ser romântico:

1 - Pousada Tankamana em Itaipava.

    Escolhi um quarto com ôfuro, esta pousada é simplesmente o máximo porque é afastada de tudo no meio da natureza e extremamente romântica; Fui lá em fevereiro, o pedido foi só em junho, certificar-me que o quarto era mesmo o que imaginava.

2 - Anel - Solitário 

   Comprei na Vivara um solitário lindo em ouro fosco, num etilo moderno no qual o diamante parece estar cravado no anel, mas não está. Foi até engraçado na época porque minha ex achou que era o anel de casamento e somente depois de meia hora de suspiros e abraços apertados pude explicar que era somente um solitário.

3 - Cartão personalizado

   Pedi ao meu grande amigo e talentoso Bordoni para pegar uma foto minha com ela e transformar em cartão. Como ela já havia ganho poesia de outro ex-namorado, quis criar algo original, que ninguém tivesse dado. Defini com o Bordoni que dentro do cartão teria escrito em diversas línguas a palavra "Eu te amo" e em destaque, com cor diferente, o mesmo texto em Polonês e Húngaro que são nossas descendências.

4 - Caminho de velas

   Cheguei antes no quarto e montei um caminho de velas que comprei na loccitane. Velas acesas adentramos no quarto e o caminho de velas levava a uma deliciosa garrafa de vinho australiano e marshmallows para serem assados e degustados na frente da lareira;

5 - Fondue de queijo

   Jantamos no restaurante do hotel e claro com um clima de serra nada melhor do que um fondue de queijo.

6 - Cama com pétalas de rosas

    Deu trabalho coordenar com o pessoal do hotel, mas funcionou perfeitamente. Creio que toda mulher deve gostar e me parece dar aquele toque especial que faz a diferença.

7 - Massagem a 4 mãos

    Tinha na verdade encomendado uma massagem com uma só massagista, mas um cliente desistiu de sua massagem e com isso as duas massagistas fizeram nela a massagem a 4 mãos, enquanto eu tomava uns drinks e fazia uma sauna.

8 -  Aliança

    Imagino que este seja o pulo do gato, as alianças. Comprei aquelas anatômicas, também na Vivara, de ouro amarelo polido,  que me parecem super bonitas e atemporais. Minha mãe foi comigo fazer esta escolha, como a do solitário, mas só como consultora, no final a decisão foi minha.

9 - O pedido

  Foi engraçado. Acho que com o susto do solitário ela tinha desencanado do pedido e depois do segundo jantar -  passei o fim de semana no hotel - estava preparada para algo mais sexy e não para um pedido de casamento.
  Acho que esse foi o toque, quando me ajoelhei e cantando a música com a qual ela esperava ouvir o pedido de casamento, mostrei as alianças;

10 - Espumante com Morangos

  Após o Sim, ufa, nada melhor que comemorar com o bom espumante e morangos. Um sommelier me recomendou o Espumante Pinot Noir Brut Codorniu rose e afirmou que se tomando com pedaços de morango, seu sabor fica maravilhoso. E é verdade, fica maravilhoso e eu recomendo.


Peço que não pensem que sou exagerado ou convencido, como disse, é apenas o reflexo do exemplo que tenho na minha casa. O mais legal sempre é o planejamento associado com o resultado que materializa o sonho, essa é a verdadeira viagem.

2 comentários:

  1. Pô, até eu casava com vc assim, meu velho!...rsrsrr...O engraçado é que eu ia lendo essas coisas todas e pensava no Nelson Rodrigues...rsrsrsr...Mas zoação a parte, vc tem razão, principalmente na última frase do post.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Não sabia que você tinha um blog. Gostei! Beijo grande, Ângela

    ResponderExcluir