domingo, 4 de julho de 2010

Like the Desert Miss the Rain

"
But the light goes down
And all the lights come on,
And they call to me,
Oh come on, come on,
And you don't make no difference to me.
......
And the light goes down
And all the lights come on
And they call to me,
Oh come on. Come on.
You can make a difference to me.
Come on, make a difference to me. " No Difference - EBTG


Acredito fielmente que somos a soma de cada momento, experiência e isto nos torna, no final, o que realmente somos, ou seja, um pouco de cada pessoa e lugar por onde transitamos, na harmonica colisão de nossa vida com outras vidas, culturas e realidades.

Minha primeira esposa, Ana, adorava EBTG ( Everything But the Girl)  e acredito que comprei quase todos os CDs lançados pela banda até que nos separassemos. Na verdade, diria que nunca havia dado a devida atenção ao grupo até alguns anos depois da separação quando comprei uma coletânea que dá nome ao post de hoje.

Like the Desert Miss the Rain por si só é uma frase que representa exatamente um amor ou desejo  intenso que refreado pela distância, tempo ou circunstância transborda de forma a externar que falta faz dada pessoa em sua vida.

Já a citação no corpo do texto, pertence a outra música do mesmo CD que expressa o conflito de sentimentos, o desejo de deixar partir e de se querer perto/para si, expressos na progressão da canção. Os arranjos são excelentes e se você parar para ouví-los perceberá que soam como batidas acelaradas de um coração e/ou passadas largas como se caminhasse à noite sem rumo pela rua, em um conflito interior entre o que se deseja e o que não se pode ter.

Acredito que cada pessoa que atravessa a estrada de nossa vida, deixa um pouco de si e é e sempre será diferenciada não importa o hiato de tempo até o próximo encontro. Algumas pessoas são para mim como os mutantes do X-Men, me explico, professor Xavier tem uma máquina na qual se pode localizar todos os mutantes do mundo e no filme ele consegue vê-los como feixes de luzes em destaque na multidão. Para mim, aquelas pessoas que nos tocam, que mudam a maneira como somos ou vemos o mundo são e sempre serão relevantes e dentre as demais nuncam poderão ser consideradas comuns ou indiferentes.

Tenho por certo que meu gosto pelo EBTG é uma de muitas impressões digitais deixadas pela minha ex-mulher, mais do que isso, muito do que me modifiquei no trato com as pessoas e nos relacionamento subsequentes deve-se, em parte, a forma atenciosa, delicada e amorosa com que fui tratado. E assim como tenho certo que ela me deixou estas marcas, provavelmente eu também deixei as minhas, ao longo do caminho, pelo menos assim espero.

Tracey Thorn, vocalista da banda, tem uma das vozes mais lindas que já ouvi. O mais engraçado, não que seja de fato relevante, é que sua aparência caminha no extremo oposto de sua voz. Se você fechar os olhos e se deixar levar pela sonoridade de suas canções, perceberá a paz e o conforto que trazem. O mais legal é que esta sensação é permeada por arranjos eletrônicos que não tiram a leveza das músicas mas dão um tom de modernidade que impedem de se cogitar que estas são bregas.

 Acho que a distância de nosso habitat natural nos torna de tempos em tempos saudosos, nos fazendo refletir sobre o que temos e do que abrimos mão, forçando-nos a reavalição de nossos rumos e muitas vezes das escolhas que fazemos ou fizemos. Mas no saldo final desta análise reside o que mais julgo relevante : Dar importância as pequenas coisas, aqueles detalhes realmente únicos que são os verdadeiros diferenciais em nossas vidas.

"
Mas antes que eu me esqueça
Antes que eu me esqueça
Antes que tudo se acabe
Eu preciso
Eu preciso, dizer a verdade...

Oh, Oh!
É impossível, é impossível
Esquecer você
É impossível
Esquecer o que vivi
É impossível
Esquecer, o que senti...
É impossível... " Impossível - Biquini Cavadão

Um comentário:

  1. Interessante, este último parágrafo retrata exatamente o momento que estou vivendo.
    Reflexões que muitas das vezes nos encoraja e nos mostra coisas que não estamos vendo.

    Abraços.
    Marcos Quintana

    ResponderExcluir