sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sombras da Lei

"Tessio tenía mejor opinion de Michael. Había visto algo más en joven hijo del Don: una fuerza que mantenida habilmente prudentemente oculta, de acuerdo con el precepto del Don, según el cual los amigos siempre debian subestimar las virtudes de uno, mientras que los enemigos debian sobrevaloras los defectos " Mario Puzo - El Padrino.

O tipo do post é um filme antigo com Andy Garcia que achei muito interessante na época e devido as mudanças que estão ocorrendo me fez remeter a ele. No filme, Andy Garcia é um recém formado advogado que vai trabalhar no escrtitório da promotoria sob a tutela de uma renomado promotor público que tenta prolongar seu mandato e assim manter sua influência política.

Ocorre que numa batida policial mal sucedida, seu pai é atingido e um traficante procurado é preso. Numa estratégia genial o promotor público coloca Andy para atuar no caso - aproveitando-se do fato do pai dele ter sido atingido e ser um policial condecorado - e com isso sensibilizar a opinião pública. Com este simples golpe ele ganha o caso e conquista seus objetivos e mais do que isso elimina um concorrente direto que atuava em suas costas dentro de sua própria equipe.

O que o promotor não contava é que fosse ter um derrame e tivesse que desistir de sua reeleição. Em outra manobra do prefeito - para quem não sabe este cargo nos EUA é político e não obtido através de concurso público - o personagem de Andy é indicado para o cargo e ganha de seu concorrente.

Em paralelo a esta trama, outra se forma : O mote de prender o traficante tinha na verdade o interesse também de investigar pelos Assuntos Internos da polícia, uma possível corrupção policial que inclusive pode envolver seu pai e o parceiro deste. Isto posto o personagem de Andy é posto frente a frente com a dura realidade do cargo quais sejam : influência política, informações privilegiadas, bajuladores de toda sorte e a própria solidão e isolamentos que sua posição lhe gera.

O antigo promotor lhe dá uma aula sobre isso quando ele está num momento de conflito no filme, que reproduzo agora entre aspas, ainda que possam não ser as exatas palavras do texto:

   " Agora você verá que muitas pessoas te farão favores e com isso, você terá de fazer favores a elas , mas no final você perceberá que terá dado muito menos do que terá recebido e com isso poderá operar, essa é a beleza de sua posição "

Escrevi um texto sobre liderança há algum tempo atrás e esta nuance havia ficado de lado porque meu interesse/foco era outro. Mas esta é uma outra variável do poder, o isolamento e ao mesmo tempo a responsabilidade imensa devido a visibilidade que surge. Não sei se é bom ou é ruim, mas é o fardo do poder, que se bem usado e administrado, nem fardo é.

Qualquer novo status gera um conjunto de mudanças dentro da gente preocupações , dúvidas e certezas. Balancear este mix de emoções que se combinam muitas vezes de forma aleatória é que dá o toque e demonstrará que tipo de lider você será e até onde e quando poderá fazê-lo. Isto é como um salto de asa delta, dá um medo só até sair da rampa, mas se você conseguir fazê-lo, conseguirá converter esta energia numa vibração intensa sem precedentes e tenho certeza valerá a viagem.

A qualquer um de vocês, se algum dia, jovens ou não , cedo ou tarde forem postos a prova, lembrem-se sempre do texto abaixo, porque penso que é uma boa visão.

" Creo que tengo en mis manos casi todo el poder politico que tenía mi padre. Pero nadie excepto yo lo sabe - Dirigio a Hagen una sonrisa llena de confianza y añadio - : Los obligaré a llamarme Don. "  Michael Corleone

Nenhum comentário:

Postar um comentário