quarta-feira, 3 de março de 2010

Exercício de Liderança

Bom, um dia me perguntaram sobre liderança, ou seja, o que é ser lider ou em muitos casos liderado. A pergunta é pertinente e um pouco complexa de ser respondida, mas como me comprometi a nunca me omitir fiz a análise segundo as ponderações que vem a seguir.

Primeiro escolhi um livro que considero, quando lido sob a ótica de administração, um dos melhores do genero. O poderoso chefão, obra de mario puzo, retrata a máfia através da família corleone e mais especificamente na figura de seu patriarca, o respeitadíssimo Don Corleone.

No livro, Don Corleone dá várias lições que são totalmente válidas para nosso cotidiano. No caso de liderança, Corleone sempre escolhe ter aliados, do que inimigos , escolhe fazer favores, do que deve-los e mais do que tudo quando cobra estes favores, sempre o faz através de algo inerente as aptidões de quem  deve e não algo ilegal ou que traga riscos. Num sentido tático perfeito, ele sabe extrair das pessoas, o seu melhor e consegue, ainda,  que elas o façam sentindo gratidão.

Ainda que por fim imponha sua vontade, Don Corleone o faz sempre de forma a parecer que está fazendo um favor a outra pessoa e esta situação normalmente gera ganho para ambos, apesar de nem sempre ser na mesma proporção. Além disso, ele também procura antever os próximos passos de maneira muito similar a um jogo de xadrez, onde os grandes mestres sempre analisam varias situações a frente antes de finalizar o movimento.

Don Corleone sem dúvida nenhuma é um lider. E um verdadeiro lider dever ser muito proximo a sua figura, ou seja, ponderado, firme, mas ao mesmo tempo razoável e com a habilidade de ouvir seus liderados e acima de tudo, analisando todo o cenário, ser capaz de decidir de forma a buscar a melhor situação/solução para todos. O símbolo de que é necessário ouvir as pessoas, ou a razão, se assim preferir, é a existência da figura do consigliere, braço direito de todo Don. 

Um lider deve inspirar seus liderados e ser para eles um modelo. Não um modelo a ser copiado, mas um ponto de referência e se possível aprimorado, ou seja, reiventado de forma a criar sucessores ainda melhores com valores, ainda maiores, agregados. Ouço muito falar em sinergia, muitas vezes é difícil vê-la, e para mim Sinergia é a capacidade de harmonizar, talentos e vaidades em prol de um bem comum e com isso atingir seus objetivos, maximizando resultados, coisa que só um lider pode fazer.

Um lider não é um chefe. Chefe é um posto que pode ser ocupado por qualquer pessoa e sinceramente não requer a menor qualificação ou dom. Dar ordens, impor sua vontade e tornar-se presunçoso qualquer pessoa com poder, por menor que seja, pode fazê-lo. Ser lider de si mesmo é que é o mais difícil e só depois disso é que se pode ser lider de outras pessoas.

O aspecto que diferencia o lider do chefe é a capacidade de ter poder e não precisar demonstrá-lo ou ostentá-lo, em outras palavras, é a capacidade de conduzir as pessoas não pela imposição e sim pela inspiração.

Ao instigar as pessoas, fazê-las parte do processo decisório e de execução, se conquista aliados, influencia-se e acima de tudo conquista-se o respeito. Em resumo é isso, um líder é respeitado, não só por aqueles que o seguem, mas também por aqueles que estão ao seu redor.

O ponto nebuloso para alguns é se a liderança está associada a um dom inato ou pode ser desenvolvida. Creio, humildemente, é claro, que pode ocorrer das duas formas, sendo mais comum pela primeira. O lider nato, consegue guiar naturalmente as pessoas, enquanto na outra modalidade, isso é conseguido pela demonstração de conhecimento do assunto, da experiência  e pelos resultados obtidos. As duas formas para mim são válidas e no fundo o mais importante continua sendo o mesmo, maximar resultados através do bem comum.

Clodovil, polemico apresentador de TV, que foi demitido exatamente porque tratava mal as pessoas e mais do que isso, a seus convidados, declarou após voltar a televisão, que um líder pode ser temido ou amado, e que ele havia escolhido ser amado. Em outras palavras, impor sua vontade sem avaliar as consequências, sempre tem seu preço.

Mais do que tudo que foi dito, ser lider é um exercício diário e continuo de humildade, de aperfeiçoamento e de dedicação.

E assim como Don Corleone, ser capaz de conseguir o que se almeja sem ter de proferir uma ameaça sequer.

3 comentários:

  1. Liderança é uma escolha: falemos disso depois ;)

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. O seu melhor até agora.
    Por que será?...rsrsrsr....Vc é craque, meu velho.
    Titular absoluto!

    ResponderExcluir
  3. excelente texto, curso administração e coincidentemente estou fazendo um trabalho sobre o poderoso chefão e liderança, tomei como base seu texto e com certeza lhe darei os creditos


    Thaís Marques

    ResponderExcluir