domingo, 14 de março de 2010

Jóga

"All these accidents that happen
Follow the dot
Coincidence makes sense
Only with you
You don't have to speak - i feel

Emotional landscapes
They puzzle me
Then the riddle gets solved
And you push me up to this:

State of emergency : how beautiful to be
State of emergency : is where i want to be

All that no-one sees
You see
What's inside of me
Every nerve that hurts you heal
Deep inside of me
You don't have to speak - i feel

Emotional landscapes
They puzzle me
Then the riddle gets solved
And you push me up to this:

State of emergency : how beautiful to be
State of emergency : is where i want to be " Jóga - Bjork

Sempre gostei de música, mais ainda das letras como exaustivamente comentei. Bjork é uma cantora que é capaz de produzir canções lindissimas e outras tão estridentes que chegam a assustar.

A primeira vez que ouvi foi no filme "O Profissional" de Luc Besson, a canção era "Venus as a boy" e achei muito linda e decidi comprar o CD. Em 1998, passaria 2 meses no Equador a trabalho e lá compraria o CD Homogenic que contém a música que da título ao post.

Lendo atentamente a letra percebe-se, ou pelo menos eu percebo, a intensidade e a profundidade do amor declarado e simplesmente resumido na frase "Você não precisa falar ..... eu sinto" que retrata a perfeita sintonia, talvez até utópica que existe na relação. Outra coisa que acentua a beleza da canção são os arranjos, Bjork combina sua voz com instrumentos como violinos e violoncelos dando um tom clássico a uma música moderna.

Esta canção tem também uma outra importancia para mim. Eu estava na Colombia, no mesmo ano 1998, e havia completado um ano de casado (de meu primeiro casamento), havia sido informado 2 dias antes que minha viagem de volta ao Brasil havia sido cancelada e que a empresa precisava de mim. Como dizer a sua esposa que sua promessa de passar o primeiro aniversário de casamento juntos não seria cumprida ? Confesso, que eu , um cara que normalmente fala e argumenta com relativa facilidade, levei 30 minutos até que ao telefone me ocorresse algo a dizer que pudesse ao menos minimizar o impacto daquela notícia.

Admito que não há o que se diga que conserte o fato e hoje mais claramente percebo isso. Argumentos dados, choro e momentos longos ouvindo pacientemente minha ex esbravejar e ao fundo o click do telefone encerrando a ligação. Só me restou pensar em como registrar aquela data, 1 ano, ainda que fosse a distância.

A noite, no alojamento, estava escutando músicas aleatoriamente e me deparei com esta e como diria a música "the riddle gets solved", um cartão escrito a meu pedido pela minha mãe com a letra da música e junto um buque com 35 rosas chá (antes que perguntem a 36 rosa é a dama que recebe o presente e que completa o buquê).

A letra assim como as flores tocaram fundo e apesar da distância e das circunstâncias o objetivo foi alcançado.

Até que enfim, não saber o que letra do Marvin Gaye dizia e que me obrigou a aprender inglês, mostrou sua utilidade..hehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário