segunda-feira, 30 de abril de 2012

Esperança


"
Nós não deveríamos deixar que nossos medos 
nos impedissem de ter nossas esperanças. " John Fitzgerald Kennedy

Eu acredito em você e em cada uma das coisas que é capaz de realizar e nisso reside minha esperança e a minha certeza, porque a capacidade de superação e de encontrar respostas e soluções é infinita. Esta semana me pediram para escrever sobre esperança e não poderiam ter escolhido tema melhor porque, o que seria de nós sem esperança?

Naqueles momentos em que nos encontramos aparentemente perdidos, onde tudo parece desmoronar e sair do eixo, naquela fração de segundo em que tudo parece perder o sentido, é que devemos recobrar a esperança e mais do que isso a certeza que sempre existe um novo amanhã.

Para cada provação, cada adversidade na vida existe um porquê. Li uma vez que o ser humano carrega um saco de tijolos e que, às vezes, se não aprendemos a dividir o fardo, o saco fica tão pesado que chegamos a conclusão que é impossível prosseguir, que não há mais nada a fazer, que só nos resta aceitar o nosso destino.

Não compartilho desta opinião, de que é impossível prosseguir, e diria mais, minha visão é completamente oposta. O saco de tijolos nada mais é do que todos nossos medos, receios, frustrações, tudo aquilo que ao invés de enfrentarmos, varremos para debaixo do tapete, simplesmente acreditando que se fingirmos que não existem, tudo ficará bem e se resolverá sozinho. Sim, eu tenho esperança, mais do que isso, tenho a certeza de que se decidirmos enfrentar, encarar para ser mais exato, cada um de nossos medos, nossas frustrações e receios, estaremos prontos para realmente enxergar o que a vida nos reserva. E tenho para mim que é sempre algo maravilhoso.

Minha esperança é que haja tempo para percebermos aquilo que queremos a tempo de não perdê-lo. Eu sei que o novo sempre amedronta e que é mais fácil se apegar as desculpas do passado, para justificar os medos do futuro. Mas o nosso futuro só existe se vivemos o presente, se nos permitirmos amar e sermos amados, se decidimos lutar e enfrentar cada uma das adversidades que a vida nos impôs, porque muita vezes são destas provações que necessitamos para sairmos mais forte, mais confiantes e mais verdadeiros com nós mesmos.

Eu já passei por muitas encruzilhadas em minha vida, seja no campo profissional, seja no campo pessoal ou afetivo. Por muitos momentos, minha fé foi abalada e eu questionei a mim e as minhas escolhas, mas inevitavelmente ao tomar as redéas de minha vida e trazer de volta a razão, pude perceber que Deus tem um plano para todos nós. Nada acontece por acaso e nada é de fato ruim, nosso problema é sempre o mesmo: Olhar pontualmente ao invés de olhar em perspectiva.

As pessoas sempre se remetem a fé ou as religiões em busca de respostas, mas estas, posso garantir, estão sempre dentro de nós. Sejam vocês Luteranos, Judeus, Messiânicos, Católicos ou Mulçumanos, a resposta será sempre a mesma, ou seja, que existe um plano reservado para cada um de nós e no momento em que reconhecemos isso e passamos a reprogramar nossa mente e experimentar viver cada dia com esperança, perseverança e construindo um novo amanhã, todas as perguntas para cada uma de nossas dúvidas serão respondidas.

Sempre que penso que posso perder a minha esperança, me remeto a História de Jó. Apesar de não ser católico, respeito cada uma das religiões e entendo que em cada uma delas existe um quê de sabedoria com a qual podemos aprender. Jó, para aqueles que não conhecem a história, era um homem de fé, fiel e temente a Deus que do dia para a noite perde tudo: Mulher, filhos, bens, saúde. Diante de todas as provações, Jó permanece fiel, resignado não se revolta contra Deus, não perde sua fé, não deixa que o infortúnio permita que perca a esperança. Ao final, Deus dá a Jó, em dobro, tudo que havia perdido.

Não contei esta história porque acredito que o ser humano só aprenda na dor, mas porque acredito que é quando somos postos a prova é que surge nossa verdadeira essência, nosso verdadeiro eu, onde podemos em meio ao caos encontrar a ordem, a serenidade, o equilíbrio e a razão. Tire de um homem tudo que ele tem e você verá do que ele é feito e eu acredito que mesmo em meio a perda, somos capazes de sermos generosos, altruístas e demonstrar nossa verdadeira nobreza.

Minha fé hoje reside em você e na esperança de que ao ler este texto perceba que não estamos sozinhos no mundo e que exatamente por isso, nunca devemos desistir ou deixar nossa crença em nós mesmos esmorecer.

Eu nunca vou deixar de acreditar em você, nunca vou perder a Esperança.

"
Eu vejo a vida
Mais clara e farta
Repleta de toda
Satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão..
." Tempos Modernos - Lulu Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário