quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Melhor é impossível


Se há uma coisa que eu adoro e aprendi a apreciar é vinho. Ao longo dos meses em que morei em um apart hotel no Rio de Janeiro entre o trajeto de minha residência e o metro tinha (na verdade ainda tem) uma excelente delicatessen na Cobal.

Estando recém-separado e morando, portanto, sozinho acabei ficando amigo dos donos do lugar e todas as noites passava por lá, onde degustavamos os mais diversos tipos de vinhos ofertados por eles e como retribuição habitualmente eu comprava iscas de bacalhau, um grana padano ou muitas vezes um presunto de parma para acompanhar.

Isso me traz à tona uma palavra básica: Harmonização. Sim, tudo na vida requer Harmonia, seja uma garrafa de vinho com seu acompanhamento adequado, seja numa relação de respeito que deva existir entre as pessoas. Minha amizade com os donos é tão grande que mesmo estando ausente do País muitos anos, eles sempre perguntavam por mim e queriam saber quando estaria no Rio para botarmos o papo em dia.

Estando agora em Sampa, meu gosto por vinhos não diminuiu, pelo contrário aumentou. Aqui temos locais muito interessantes onde a proposta é você, mesmo sendo um leigo, poder degustar um conjunto distinto deles sem com isso ter que comprar várias garrafas. A sua maneira, consigo reproduzir aqui o mesmo hábito que criei quando morava no Rio, ou seja, degustar diversos vinhos e compartilhar com pessoas queridas sem apego a formalismos. 

Desta forma, recomendo a todos que quando vierem a Sampa, visitem o Empório Santa Maria, onde se pode degustar excelentes vinhos, com maravilhos queijos e embutidos e até se você for fã de mistura, apreciar uma comida japonesa. Tudo isso em um clima agradável, informal, descontraído e de bom gosto.

Se você for exigente serei mais detalhista e, ao invés de falar de uma simples degustação, vou propor uma viagem sensorial que é visitar uma vinícula. Que os vinhos nacionais me perdoem, mesmo sabendo que gosto não se discute, mas o local indicado para fazer isso para mim hoje é em Mendoza na Argentina. Gosto muito dos vinhos argentinos e os meus preferidos cujas vinículas recomendo visitar são a Luigi Bosca e Catena Zapata.

Outra coisa muito boa em São Paulo são as pizzas, tanto é que o universo de pizzarias que temos é tão grande que uma das mais famosas o "BRAZ" já possui filial no Rio de Janeiro, Tem também uma  sensacional aqui em Sampa na Vila Madalena, que se chama Santa Pizza. Lá, além das deliciosas pizzas pode-se comprar todos os objetos em exposição desde mesas, cadeiras e decorações da casa. Uma verdadeira mistura de um Antiquário e restaurante.

Da última vez que fui, uma grande amigo meu me levou lá com a família. Foi, sem dúvida, uma noite extremamente agradável e regada ao bom vinho provamos alguns diferentes tipos de pizza (o local tem sabores menos tradicionais) envoltos por uma decoração inusitada mas não menos interessante.

Neste dia, como ainda era visita nesta cidade, eles insistiram que eu era convidado deles e com isso pagaram a conta toda. Aceitei na condição de que retribuiria, em breve, não só o convite como também a gentileza.

Acredito que a companhia faz o lugar, mas estar com pessoas queridas e celebrar a oportunidade de compartilhar a alegria de dividir o momento, degustando um bom vinho com uma deliciosa pizza e dando boas gargalhadas.....

Melhor é impossível.

Um comentário:

  1. Fala, Marcelo. Somente hoje pude voltar a ler seu blog. Gostei muito desse post, e sugiro que vc faça mais considerações sobre lugares, restaurantes, programas, e porque não viagens, visto que vc é um andarilho do mundo... Show de bola! Abração, meu velho!

    ResponderExcluir