domingo, 21 de agosto de 2011

An Offer You can't refuse


 " 
 - Os italianos - prosseguiu Hagen - têm uma piada sobre o fato 
de que o mundo é tão duro que um homem precisa ter dois pais 
para cuidar dele, e esse é o motivo 
por que eles têm padrinhos." Tom Hagen - The Godfather

No dia dos pais, semana passada, quem recebeu o verdadeiro presente fui eu. Fui ao Rio de Janeiro para estar com minha família e mais especialmente meu pai. Tenho uma amiga de infância, Lílian, que está na minha vida há tantos anos que nem o tempo nem a distância pode nos afastar e creio que é uma daquelas amizades que duram a vida inteira.

Estava na Cobal, em Botafogo, comprando coisas para minha casa nova quando o telefone toca e do outro lado vem a grande surpresa proporcionada por minha amiga e agora cumadre Lílian: "Ia fazer este convite quando nos encontrassemos, mas como sei que anda difícil, gostaria que você fosse padrinho do meu filho Gabriel."

Não sei como descrever a emoção com  o convite. Sendo eu um fã incondicional do Livro "O Poderoso Chefão" , a citação de Hagen veio imediatamente a minha mente. A vida é tão dura que todo homem necessita de dois pais e de agora em diante tenho a responsabilidade e privilégio de ser o padrinho e assumo, portanto,  esta tarefa.

O pequeno Gabriel, este que esta na foto que compõe o post de hoje, é um sopro de esperança num mundo repleto de individualismo, competição e egoísmo. Ao olhar nos seu olhos, perceber seu sorriso constante, podemos ver como ele é amado e querido pelos seus pais. Seu padrinho, foi igualmente  arrebatado por esta energia positiva e está contagiado por este sentimento de paz e equilíbrio oriundo pela pureza de um ser que somente podemos definir como uma obra divina.

Durante o período que estive fora do País, sempre tive hábito de comprar presentes para os filhos de todos os meus amigos mais próximos, acho que isto, numa interpretação psicológica, remete-me ao processo de transferência posto que ainda não tenho filhos. Agora, como padrinho, além de ter uma razão a mais de ir com frequência ao Rio de Janeiro, posso encher meu afilhado de mimos e presentes, até que possa começar a ter este mesmo cuidado com os meus.

A vida realmente nos reserva gratas surpresas e explica o porquê de certas decisões que tomamos e que com o tempo se mostram acertadas e se justificam. Voltei ai Brasil, no desejo de após anos sublimando meu lado pessoal (afetivo, mais precisamente), retomar esta parte de minha vida que é tão importante como as demais em que investi e que também me trouxeram imensa alegria e satisfação.

Sabia que este processo é lento e complicado porque o reencontro com sentimentos como Amor e Paixão são, no mundo de hoje, tarefa árdua e difícil. Desta forma a idéia de ser pai não me parecia tarefa simples, porque envolve encontrar alguém, o relacionamento funcionar e ambos estarem aptos para assumir a responsabilidade de que se trazer uma nova vida a este mundo envolve muito sacrifício e doação.

E eis que a vida se simplifica e o pequeno Gabriel justifica e dá razão a minha escolha de voltar neste momento Meu doce e querido afilhado, seu padrinho lhe agradece pelo sinal que Deus me deu através de você.

Definição de Gabriel
"É conhecido como o chefe dos quatro anjos favorecidos, e o espírito da verdade, e em certas crenças seria uma personificação do Espírito Santo"

Além disso, o pequeno Gabriel é geminiano como eu, tendo nascido uma semana antes do meu anivérsário e não poderia ter ganho melhor presente. Tá certo, ele é tricolor e não flamenguista como o padrinho, mas afinal de contas, ninguém é perfeito...

Obrigado Lílian e André, pela amizade, carinho e confiança. Espero ser digno de tamanha responsabilidade e tarefa.

O nascimento de uma alma
é coisa demorada
não é partido ou jazz
em que se improvise


Não é casa moldada
laje que suba fácil
a natureza da gente
não tem disse me disse
" Papo de surdo e Mudo - O Rappa

Um comentário:

  1. Celo,
    Só vc mesmo, para saber traduzir em palavras a magia desse momento ûnico. Agora somos compadres, estamos fortalecendo ainda mais o laço de amizade que nos uniu há 22 anos atrás, naquela sala da Cultura Inglesa do JB.

    ResponderExcluir