"E não é porque eu estou sozinho,
e não é porque é véspera de Ano Novo
Eu vim aqui esta noite porque quando você percebe
que quer passar o resto de sua vida com alguém,
você quer que o resto de sua vida
inicie o mais rápido possível." Harry Burns - When Harry Met Sally.
Recebi alguns comentários sobre o meu texto da semana passada. Amigos brasileiros comentaram por MSN ou por email sobre o texto e mencionaram que deveria ter usado ou usar, mais citações em português do que em outras línguas. De fato, amo meu País, minha língua e minha cultura e as citações refletem muitas vezes muito mais o momento em que me encontro do que uma preferência por qualquer língua.
Mas pois bem, vamos dar seguimento ao tema da outra semana e farei citações só em português, vamos ver como me saio. Mas antes, tenho de rechear o post com um texto, até porque senão as citações ficam fora de contexto e muito mais do que isso, sem sentido.
A citação acima foi extraída do filme "Harry e Sally, feitos um para o outro". Meg Ryan, a namoradinha das américas, fez uma enormidade de comédias românticas que permearam minha fase adolescente e adulta e muitas paixões, namoros e até casamentos foram embalados ou influenciados por alguns de seus filmes. Eu mesmo usei a citação com uma das minhas ex-mulheres, porque acho ela linda e reflete a conclusão que se chega quando se encontra aquela pessoa com a qual se quer dividir sua vida, seus momentos, seu tempo.
Claro que a citação soa, no mundo real, como ocorre em toda comédia romântica, utópica, mas no auge do sentimento, no calor da paixão que cega e faz com que sejamos capazes dos gestos e atos mais inesperados e porque não dizer, altruístas, me parece perfeito.
Considero esta comédia uma das melhores e mais legais que já assisti e gosto tanto que sei os diálogos até de cor. Um fato interessante do filme é que Harry e Sally, levam 12 anos para ficar juntos, considerando desde o momento que se conhecem até a cena final em que a citação é dita. Isso, só me faz refletir que se algo esta reservado para você, no tempo certo, acontecerá.
Creio que quando falamos de sentimentos como paixão, amor, desejo, temos várias formas de interpretar, entender e definir dependendo do contexto em que se insira. Muitas vezes, o sentimento nada mais é do que um simples desejo que se sente e o associamos com uma forma de distração, um passatempo. Outras vezes, percebe-se que este passatempo passa a preencher muitas mais o seu tempo e seus pensamentos do que você imaginava e desejava anteriormente e você percebe a chama da paixão que surge e vai se alastrando dentro de você. Por fim, em algumas situações, não todas, raras, podemos traduzir este sentimento em amor e na convicção de que se quer dividir o mesmo teto, a mesma cama, a mesma vida.
Mas não falo de um amor utópico ou de cinema, nem de um amor que turve o seu senso de julgamento e transforme o ser amado em uma pessoa distinta da que você conheceu. Eu falo de um amor puro e genuíno, onde há a admiração e o desejo por tudo que de fato se é: uma pessoa com defeitos, qualidades, virtudes, temperamento, manias etc. Creio que a grande frustração das pessoas, no que tange ao amor, reside no fato daquilo que prospectamos que a pessoa seja, ao invés de focarmos no que a pessoa é.
Falei em um outro post sobre Romantismo e ser Romântico. Muitas pessoas não são românticas ou tão carinhosas quanto o parceiro gostaria, mas eu vejo isso com outros olhos. Muitas vezes, as pessoas focam em encontrar alguém que seja igual a você . Eu, pelo contrário, procuro alguém que me complete que preencha em mim aqueles pontos que vão me dar equilíbrio e muitas vezes sobriedade, que farão com que eu seja uma pessoa melhor ou que me façam querer ser uma pessoa melhor, extraindo o que há de melhor em mim. E carinho, por exemplo, tem muitas formas de se demonstrar e muitas vezes você percebe isso só na doçura pueril de um olhar.
Pensando nisso lembrei de outra citação esta agora do filme "Runaway Bride" , que resume o que falei acima:
"Olha, eu garanto que haverá momentos difíceis.
Eu garanto que em algum momento, ambos ou um de nós vai querer terminar esta relação.
Mas eu também garanto que se eu não te pedir que seja minha,
Vou me arrepender pelo resto da minha vida,
porque sei que, no meu coração,
você é única para mim." Ike Graham - Runaway Bride
O Amor, reside na capacidade de reiventar a paixão e manter aceso o desejo. Nenhum dos três sentimentos vive totalmente independente do outro, apesar de muitas vezes você não completar todo este ciclo e o mais importante é a viagem, o tempo experimentado junto e a sensação de que valeu a pena ou se tiver sorte, o "gostinho de quero mais".
"O que ela me fez sofrer,
O que ela me deu de prazer,
O que de mim ninguém tira " Este Amor- Caetano Veloso
"O que ela me fez sofrer,
O que ela me deu de prazer,
O que de mim ninguém tira " Este Amor- Caetano Veloso
lindo!
ResponderExcluir