domingo, 5 de dezembro de 2010

The "Xis" Ray

Bom, bem, estou eu aqui de volta. Passei umas duas semanas meio puxadas e com isso diminui meu nível de relaxamento e talvez imaginação e criatividade. Espero que o curto período sabático tenha sido suficiente para mudar este cenário e mais do que isso entreter novamente ao público em geral.

Lembro-me que estudei uns 9 anos na Cultura Inglesa do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, inclusive comentei num post o porquê de começar a estudar. O que não contei é que parei num período, ou seja, os 9 anos não foram continuos em razão de compromissos de colégio na fase do Científico.

Assim sendo, quando retomei, tive que primeiro fazer provas de nivelamento e posteriormente ingressar em uma turma já em andamento. Minha professora, Mrs X não queria me aceitar na turma e alegou que com 2 semanas de curso eu estaria defasado dos demais, mas a Head Teacher, que me conhecia desde novo, forçou a barra e me pos na turma. Não preciso dizer que passei a sofrer uma leve discriminação e porque não dizer perseguição que contarei em detalhes em outro post.

Mas pois bem. Como muitos sabem e outros não, as aulas da Cultura envolviam exercícios em salas de aula, trabalhos em dupla e responder questões do tipo preencha a lacuna seguindo a ordem dos alunos sentados na sala.

Bom, tinha acabado de começar minha primeira aula e logo vem aqueles exercícios complete a lacuna. Tenho de confessar que meu inglês para conversação e gramática estava do tipo "I am Job" e com isso estava contando qual seria o item que teria de responder em voz alta perante a turma para não passar vergonha.

Como desgraça pouca é bobagem, a minha frase usava uma palavra que obviamente não sabia pronunciar: "X-Ray". Bom, rezando para que meu sofrimento demorasse ou que fosse salvo pelo gongo com o fim da aula, lá estava eu ao lado da mesa da professora e nada, o destino havia novamente pregado uma de sua peças.

Chega a minha hora, com toda autoridade enchi o peito de ar e pronunciei a frase e no final com meu perfeito inglês a palavra..... "Xis-Ray".... nem preciso dizer que o riso foi geral, não sem eu antes receber a correção pela professora seguido de um olhar de reprovação.

A adversidade inevitavelmente nos leva a superação quando sabemos analisar o cenário e transformar a desvantagem em vantagem. Aprender com os erros e trabalhar para não repití-los. Levaria algum tempo para que meu inglês voltasse a um nível aceitável ou adequado, mas aquela aula foi um divisor de águas com relação a atitude para encarar a volta ao curso e como administrar estes momentos.

Um comentário:

  1. Li o seu texto e pensei muito em mim. E em discriminação, perseguição e repulsa. Já fui muito vítima disso, as vezes por pessoas que eu (vítima de uma carência afetiva) de fato acreditava que eram meus amigos. Um deles assumiu tanto a repulsa que tinha de mim que sumiu, e se fez de morto várias vezes,me dando bolos homéricos, só pra se afastar de mim. Ainda penso nisso. Como eu tenho um certo histórico com certas situações que comprometem a verdade, penso que esse cara deve me achar insuficientemente inteligente, inconveniente, e chato, um sem imaginação. Insuportávelmente previsível. Uma pena. Eu tinha sentimentos sinceros por ele. Mas como vc disse, a gente supera. Só não esquece.

    ResponderExcluir