quinta-feira, 6 de maio de 2010

What we do in life echoes in eternity



"Oh darlin...
In a sky full of people, only some want to fly,
Isn't that crazy?
In a world full of people, only some want to fly,
Isn't that crazy?
Crazy...
In a heaven of people there's only some want to fly
Ain't that crazy? " Crazy - Seal


Adoro esta canção e mais do que gostar dela leio todos os dias em meu MSN para nunca esquecer. Nossa capacidade de sonhar e desejar sempre algo novo nunca deve morrer esteja você com 20, 30 , 40 ou mesmo 80 anos. A sua idade não se mede pelo número de cabelos brancos ou pelos anos transcorridos, mas pela forma ativa ou passiva com a qual você leva sua vida. Escolho conduzir e não me deixar levar, às vezes dá preguiça eu sei, mas o destino toma para si decisões nossas e não gosto da idéia de alguém decidindo minha vida por mim.

Escrevo do Aeroporto de Munique a caminho de Cracóvia na Polônia, onde vou finalmente conhecer a terra de meus avós. Após a segunda grande guerra mundial, minha avó entendeu que não deveriamos voltar a Polônia, mas confesso que lá está parte de minhas raízes e sinto a necessidade de visitar o País.

Já se passaram quase 1 ano e 8 meses que não moro mais no Brasil e neste meio tempo conheci mais lugares do que poderia planejar em minha vida e nisso fiz uma escolha: A riqueza que quero ter em minha conta, minha conta da vida, é a riqueza cultural e do universo de belezas que temos no mundo. Conheci ao todo 16 paises e chegarei a 18 nas próximas semanas e como já passei incontáveis horas dentro de aeroportos e aviões, quando assisti o filme Amor se escalas com George Clooney, parecia estar assistindo em dados momentos, o filme de minha vida.

A decisão de visitar a Polônia tem também um aspecto de justiça histórica, ano passado visitei vários paises sem laços diretos com meus antepassados (Hungria, Alemanha, Áustria)  e não seria justo partir para outro projeto profissional  e/ou outro continente sem antes visitar ou revisitar meu passado.

O título do post é uma referência ao filme Gladiator com Russel Crowe e apesar de copiado de lá reflete como encaro a vida;  o que fazemos nela e dela, ecoará para sempre. Nosso único tesouro, patrimônio inestimável é nosso nome, nossas raízes e por isso devemos usá-lo de forma apropriada. Dinheiro, status, poder, fama, mulheres, sucesso, tudo isso é efêmero e do dia para noite pode esvair-se e é por isso, que no final o que resta é você mesmo, aquela única pessoa para a qual não se pode mentir e de quem não se pode fugir.

Nos últimos meses tenho escutado de muitas pessoas, principalmente mulheres, que não pareço ter a idade que tenho. Para quem não sabe, no próximo dia 29 completarei 39 anos ( é isso aí , quase um Tio Sukita) e as pessoas tem me dito que aparento 31 a 34 anos (depende da benevolencia da pessoa). Concluo que isso se deva muito mais a forma com a qual venho conduzindo minha vida do que por minha aparência em si. Quando se esta de bem com a vida, isso se projeta e acho que é bem por ai.

Esta semana estive no Rio. Parte de meus planos originais não se concretizaram, não por minha culpa, mas busquei soluções alternativas que tornaram minha estada extremamente agradável. Uma delas sem dúvida foi rever meu cumpadre Bordoni que não via fazia alguns meses e também, o voo duplo de asa delta que fiz na Pedra da Gávea domingo 02/05.

A foto que está ai em cima foi tirada por Klaus, meu instrutor, que conduziu a asa delta e me proporcionou as emoções deste passeio. Tinha vontade há algum tempo de voar, mas por uma razão ou outra não havia feito ainda. Como meus planejamentos originais furaram, resolvi inovar e de última hora decidi pelo programa. Dia perfeito, céu de brigadeiro e visual inigualável, lá fui eu para o alto da Pedra da Gávea saltar. É muita adrenalina somente até sair da rampa e alçar voo, por mais incrível que pareça, e depois vem aquela paz e a emoção do visual e a integração com a natureza.

Minhas emoções agora serão outras, vou conhecer a terra de meus ancestrais, mais do que isso, me propus a ir ao campo de extermínio (sei que é uma forte emoção, mas vou assim mesmo) e no fundo, no fundo fechar um ciclo histórico.

Os paises que já visitei, somente para registro foram (vou colocar paises, porque em alguns fui a mais de uma cidade e/ou voltei mais de uma vez) :

1) Líbia  (Tripoli)  - Outubro/2008 até a presente data.
2) Holanda (Amsterdam) - Dezembro/2008
3) França  ( Paris, Rennes (Mont du Saint Michael) ) - Dezembro/2008 e Novembro/2009
4) Rep. Theca (Praga e Kutná hora) - Janeiro/2009
5) Alemanha ( Berlin)  - Abril/2009
6) Hungria (Budapeste)  - Abril/2009
7) Austria (Viena) - Abril e Maio/2009
8) Eslovaquia (Bratislava) - Maio/2009
9) Espanha (Barcelona, Sitges, Madrid, Toledo, Segóvia, Ávila) Julho/2009 e Outubro/2009
10) Malta - Agosto/2009 e Dezembro/2009
11) Itália ( Roma e Tivoli) - Setembro/2009
12) Vaticano - Setembro/2009
13) Rússia (São Petesburgo)  - Outubro/2009
14) Inglaterra ( Londres) - Novembro/2009 e Março/2010
15) Cuba ( Havana, Varadero, Cayo Blanco, Cayo Largo) - Fevereiro/2010
16) Egito (Sharm al Sheik e Cairo) - Fevereiro/2010
17) Polônia ( Cracóvia) - Maio/2010

A décima oitava deixa eu chegar lá que eu conto porque merece um post só para ela. Poderia dizer que estou recheado de grana após estes 20 meses, não estou, mas estou rico em cultura e principalmente de satisfação, realização e alegria. Neste meses, posso dizer que sou um novo homem, ainda em construção como já mencionei, mas muito melhor do que quando comecei. Já estou cheio de história para contar aos meus filhos e pensando nisso durante a viagem do Rio até Frankfurt chego a conclusão que está chegando a hora de trabalhar também este sonho.

Mas enquanto ele não se realiza, vou acumulando mais histórias, voando na minha mente ou de asa delta mesmo, que é muito bom também.

Um comentário:

  1. Obrigado pela parte em que sou mencionado...
    E mais uma vez vou massagear o seu ego dizendo que o que mais admiro em vc é a sua memória, não a que a gente usa todos os dias, mas aquela que muita gente simplesmente deixa evaporar diante do que a vida apresenta: a afetiva, a dos valores reais e imensúráveis. Siga em frente, meu irmão!
    Sou teu fã.

    ResponderExcluir