quinta-feira, 5 de julho de 2012

O brilho de cada um

"
Srta. Bertrand : Eu o segui. Queria agradecer.  
Pignon            : Não tem por quê.
Srta. Bertrand : E pedir desculpas.
Pignon            : Por quê?
Srta. Bertrand : Nesses 6 anos, eu o vi como alguém, sem graça, 
                          sem coragem, sem nada.
Pignon            : Não se desculpe, todos pensavam assim.
Srta. Bertrand : Um dia, aparece numa foto, de bunda de fora, com um gay.
                        Alguns se surpreenderam, outros riram, e eu pensei:
                        "O safado deu um jeito de manter o emprego".
Pignon            :  E você tinha razão.
Srta. Bertrand : Não, eu estava enganada.
                        Foi esperteza talvez, mas você não é sem graça.
                        Você é uma pessoa legal.
                        Convencê-lo seria uma maneira de agradecer.
" O Closet 

A primeira vez que assisti a comédia francesa "O Closet" fiquei surpreso com a história e ao mesmo tempo contente. Era uma das primeiras vezes que uma história abordava de uma forma tão clara e contundente a maneira como o ser humano se enxerga e mostrava como esta análise influencia completamente como os outros passam a te ver.

Todos nós temos um brilho interior. Se ele é mais forte ou mais fraco, se ofusca o brilho dos outros ou se é tão intenso que incomoda aos invejosos de plantão, depende exclusivamente de nós. Creio que algumas pessoas por medo ou até por desconhecimento renegam o seu direito sagrado e porque não dizer, dom natural de brilhar.

Uma vez me perguntaram o que vejo em uma pessoa que me atrai. Seja apenas amizade ou uma paixão, o que me chama atenção é a energia e o brilho interior. Tenho um olho clínico, digo isso sem falsa modéstia, para perceber quem vale a pena e posso afirmar que através do olhar posso enxergar a alma e por isso consigo no "arriar das malas" dizer se uma pessoa é especial ou não.

Mas infelizmente este processo de autoestima e amor próprio é um processo solitário e que independe de elogios e de você exaltar as virtudes de uma pessoa. Existe um processo de catarse que muitas vezes é lento e que somente quando atinge o nível certo de maturação é que possibilita o processo de mudança.

Minha mãe costumava me dizer que se nós não gostarmos e valorizarmos a nós mesmos é improvável que alguém nos admire, respeite e consequentemente nos ame. Sábia como sempre, seu diagnóstco é perfeito e retrata a realidade e traduz a necessidade de exercitarmos todos os dias, nossas virtudes e pontos fortes e trabalharmos nossos pontos fracos, de forma a apararmos as arestas em busca de nosso equilíbrio interior.

E creio que assim deveriamos conduzir a vida: Buscando extrair de cada um que nos rodeia o que há de melhor, ajudando a melhorar, evoluir, ser mais feliz e cheio de vida, do que desperdiçar o tempo apontando defeitos e criticando, quando sabemos que todos precisamos melhorar e nos aprimorar sempre.

A foto do post de hoje foi tirada no Magic Kingdom em Orlando. Lá, um mundo de fantasia, onde todos nós voltamos a ser crianças pude perceber como, quando as pessoas se unem num propósito comum, cria-se uma onda positiva de energia que nos contagia. O momento registrado é exatamente o momento da chuva de fogos que basicamente encerra as atividades do dia.

Poderia dizer que o brilho que clareou o céu foi o mesmo que iluminou cada um de nossos corações. Deveriamos viver este tipo de momento e experimentar esta energia intensa não num reino encantado, mas em todos os nossos dias.

Tão certa quanto esta análise é o fato que existem pessoas com quem nos relacionamos que tem a capacidade de extrair o melhor de uma pessoa e outras, por incrível que pareça, o que há de pior. Sérgio mallandro bem definiria: O homem pipa e o homem âncora.

Brincadeiras a parte, a verdade é que é mais ou menos isso, ou seja, devemos nos cercar de pessoas que nos permitam potencializar tudo que há de bom, ajudando a aumentar nosso brilho. Vamos nos exercitar para nos tornarmos este tipo de pessoa. Que tal?

Até o próximo post.

2 comentários:

  1. Sensacional!!! Meus parabéns!!! Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Excelente a sua crônica!
    Meus sentimentos por sua perda e dor! Solidária.

    ResponderExcluir