quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O estranho mundo das coisas


" 
Dar solamente, aquello que te sobra
Nunca fue compartir, sino dar limosna amor
Si no lo sabes tú, te lo digo yo" Corazon Partio - Alejandro Sanz

Outro dia me perguntaram: Por que mesmo sendo uma pessoa boa que faz tudo pelo seu parceiro(a), é trabalhador(a), esforçado(a), de boa familia, não é bem tratado(a) e ainda é traído(o)? Apesar de não querer fazer do meu blog um consultório amoroso gostaria hoje de elaborar este tema e propor, longe de mim ser dono da verdade, algumas hipóteses que explicam este fenômeno.

Para começar vou citar um diálogo do filme os imperdoáveis com Clint Eastwood:

Little Bill Daggett: I don't deserve this... to die like this. I was building a house.
Will Munny: Deserve's got nothin' to do with it.
[aims gun]
Little Bill Daggett: I'll see you in hell, William Munny.
Will Munny: Yeah. 

Por mais cruel que seja ou prático se você preferir, a resposta a pergunta que me fizeram é simples: Merecer não tem nada a ver com isso. O fato reside na realidade de que as pessoas valorizam de forma diferente as coisas e fora isso, existem ainda os fantamas que tentamos exorcizar ao longo de nossas vidas.

Certas pessoas clamam que querem uma pessoa exatamente como a descrita acima e quando a encontram simplesmente não valorizam como deveria. Isso é fácil de entender, o ser humano é complexo e na maioria das vezes não sabe o que quer. Se soubesse ao menos o que não quer, já facilitaria muito sua própria vida.

Mas se a vida fosse fácil e tudo fizesse perfeito sentido este blogueiro não teria mais função, eu imagino. Creio que o conflito que hoje abordo possui na verdade uma culpa recícproca dos parceiros, pois veja, poucas coisas na vida, pelo menos em termos de relacionamento, acontecem sem nosso consentimento.

Weber, um famoso sociólogo, já afirmava que numa relação de dominação, existe sempre duas figuras, o Dominador e o Dominado, e que sem o consentimento de ambos, torna-se impossível que esta relação se estabeleça. Portanto, a resposta precisa não pode ser dada a não ser pela mesma pessoa que levantou a pergunta.

O fato de uma coisa não fazer nenhum sentido e funcionar ou simplesmente fazer todo sentido e não acontecer é o que torna, no entanto, a vida tão desafiadora e interessante. Quando escolhi o nome deste blog, apesar de não ter exatamente isso em mente, foi no fundo neste sentido, porque é a ilógica lógica da vida, a incerteza de que as coisas saiam exatamente como planejamos é que nos motiva buscar crescer, viver e experimentar. Pior do que sofrer é olhar para trás no fim da vida e perceber que não viveu.

"
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão 

nunca vai ter nada, não" Como dizia o poeta - Vinicius de Moraes

Um comentário: