quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Por que o mundo não é cor de rosa?

"vivir es lo más peligroso que tiene la vida
que digan por televisión
que hay suelto un corazón
que no es igual
que es peligroso... que es distinto" No es lo mismo - Alejandro Sanz

Semana passada me perguntaram : Por que o mundo não pode ser cor de rosa? Apesar de qualquer piada com a cor posso dizer que eu mesmo já me fiz esta pergunta um par de vezes e a resposta dura e simples é a que minha mãe me deu na época: "O mundo não é mãe, é madastra. Mãe você só tem em casa !".

Confesso que é por ai e o mundo por mais perfeito que queiramos construí-lo, deve ser primeiro perfeito para nós e para aqueles que apreciamos. A frustração que gera a pergunta do post de hoje surge quando você tenta tornar linear as formas de pensamento e condutas dos seres humanos. Ed Motta já diria : "O mundo é fabuloso, o ser humano é que não é legal", mas eu ainda acredito no ser humano e na capacidade de extrairmos o que há de melhor em cada pessoa.

Já me disseram também tempos atrás : "Eu consigo ler você." Independentemente do contexto e do fato de que não me acho transparente ou superficial (hehe), eu não sei realmente o quanto as pessoas conseguem de verdade nos ler, ver dentro do nosso verdadeiro intímo, o que pensamos, sentimos e desejamos. Eu quero o mundo cor de rosa, mas como o rosa é uma combinação de cores e como cada um de nós carrega apenas um leque delas, preciso de alguém ou de algumas pessoas para compor as cores do meu mundo ou para, ao menos, me apresentar combinações diferentes.

Pensando assim, creio que não quero que meu mundo seja de fato rosa. Quero que cada dia seja de uma cor, que se componha do meu estado de espírito, do estado das coisas e daquilo que as pessoas que me cercam transmitam para mim. Quero o cinza quando estiver triste, o amarelo quando estiver alegre, o azul/verde quando a esperança e a perseverança brotarem, o vermelho quando meu coração estiver cheio de amor e desejo e talvez ou finalmente, o rosa quando meu coração e meu espírito estiverem em harmonia.

A complexidade das cores é igual a complexidade humana e talvez ai que as pessoas se frustrem, se desiludam ou questionem a natureza das coisas. O truque, e ai é minha opinião apenas, reside em esperar e respeitar o tempo das coisas porque devido a velocidade de nosso mundo e a dinâmica do nosso dia a dia, ficamos impacientes, intolerantes e ansiosos. Queremos mudar coisas que não podemos, ajustar o tempo das coisas que não conseguimos controlar e experimentar coisas que não estão em seu tempo de madurez.

Sei que a equação não é simples e que muito menos compor um arco-íris seja fácil. Mas se eu puder juntar todos os dias um universo de cores, talvez eu não tenha um arco-irís mas consiga a exata combinação de cores que fará de meus dias sempre claros, radiantes ainda que nem sempre rosa.

E então? Qual é a cor do seu mundo ?

"
It's the end
End where I begin
It's the end
End where I begin"  End where I begin - The Script

Um comentário:

  1. O mundo não é cor de rosa porque nunca vai ser.
    Mas se fizerem um esforço, se quiserem, o espectro de cores atual poderia ser mais pastel, e menos sombrio. Mas como vc mesmo diz: Uns com tanto, outros com tão pouco.

    Eu fico com Cartola:

    Ouça-me bem, amor
    Preste atenção: o mundo é um moinho
    Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
    Vai reduzir as ilusões a pó

    e Chico:

    Tem dias que a gente se sente
    Como quem partiu ou morreu
    A gente estancou de repente
    Ou foi o mundo então que cresceu
    A gente quer ter voz ativa
    No nosso destino mandar
    Mas eis que chega a roda viva
    E carrega o destino pra lá


    ou sendo mais otimista:

    Vai passar
    Nessa avenida um samba popular
    Cada paralelepípedo
    Da velha cidade
    Essa noite vai
    Se arrepiar
    Ao lembrar
    Que aqui passaram sambas imortais
    Que aqui sangraram pelos nossos pés
    Que aqui sambaram nossos ancestrais

    Num tempo
    Página infeliz da nossa história
    Passagem desbotada na memória
    Das nossas novas gerações
    Dormia
    A nossa pátria mãe tão distraída
    Sem perceber que era subtraída
    Em tenebrosas transações

    ResponderExcluir