segunda-feira, 28 de maio de 2012

Livre Arbítrio

"
Now I have come to the cross-roads in my life. 
I always knew what the right path was. 
Without exception, I knew, but I never took it. 
You know why? It was too damn hard. 
Now here's Charlie. He's come to the cross-roads. 
He has chosen a path. It's the right path. 
It's a path made of principle that leads to character.

Agora cheguei em uma encruzilhada em minha vida
Eu sempre soube qual era o caminho correto. 
Sem exceção, eu sabia, mas eu nunca o escolhi.
Você sabe o porquê? Era realmente muito difícil.
Agora aqui está Charlie. Ele chegou na encruzilhada.
Ele escolheu um caminho. É o caminho certo.
É o caminho feito de princípios que leva ao caráter."  Scent of a Woman

O Ser humano tem como hábito reclamar de tudo: do mundo, da vida, de como as coisas conspiram contra e desviam do rumo desejado e/ou planejado. Essa inquietação, muitas vezes, saudável e construtiva, se transforma em mera desculpa quando usada de forma recorrente.

Creio que  o caminho mais simples, para a maioria das pessoas, é se fazer de vítima das circunstâncias. Consigo compreender que é sempre mais fácil achar um culpado, do que realizar sua própria culpa, mais simples dizer que não se pode fazer nada, do que agir e assumir o risco de se indispor, mas se fazer o que quer. O ser humano busca o simples, nem sempre o mais correto ou adequado.

Estava esta tarde assistindo a Tv a cabo e pude ver o trecho de dois filmes que compõe as citações do post de hoje: Perfume de Mulher e Gladiador. Em ambos os casos, a escolha ou a falta dela, define o que o destino nos reserva e muito mais preciso do que isso, como nos posicionamos, de fato, ou seja, como reféns ou agentes.

Costumo dizer, também assim aprendi, que existe o destino e o pré-destino.  Pré-destino são aquelas coisas que não podemos alterar e que estão fadadas a acontecer ao longo de nossas vidas. Já o destino, é tudo aquilo neste entorno, que permeará nossa vida ao longo de nossa existência. Este, diferente daquele pode ser alterado a qualquer tempo seja pela nossa ação ou pela falta dela.

Outro pensamento que tenho é que o destino, bota as escolhas em suas mãos, cabendo somente a nós decidir. Se demoramos muito tempo, ele tira de nossas mãos e decide do jeito que ele quiser. Só posso dizer, que nem sempre decidirá de uma forma que nos satisfaça, somente decidirá no sentido de dar sequência e movimento a vida, ciclo natural de nossa existência, em que nada fica estático, ainda que se decida ficar parado vendo a vida passar na sua frente.

O que me traz ao tema de hoje: Livre Arbítrio. Este reside na sua capacidade única e indelegável de decisão. Decida e arque com as consequências de suas escolhas, talvez seja o verdadeiro dilema. Creio que dá medo decidir e poder errar, mas para mim, pobre mortal, muito mais medo me dá, em me omitir. Gosto da idéia de viver sobre minhas regras, minhas escolhas, meus erros e acertos.

Sei que haverá um momento em minha vida, onde no meu último suspiro, todos os momentos que vivi passarão na frente dos meus olhos. Neste singelo momento, onde só eu e minha consciência estaremos presentes, gostaria de lembrar de uma vida cheia de prazeres, de escolhas, de alegrias e tristezas, mas mais do que tudo, repleta de intensidade e emoções. Quero que neste momento, possa olhar para mim com o orgulho de quem viveu a vida que escolheu e não aquela que escolheram para mim.

Sei que este momento único será somente meu, mas quero ter a certeza de que a vida valeu a pena, de que não me arrependi de estar aqui e mais do que tudo, de que deixei minhas marcas e lembranças em todos aqueles com quem dividi, mesmo que por alguns segundos, a minha existência.

Santo Livre Arbítrio !!! Quantas escolha a fazer e tão pouco tempo....

"
what we do in life echoes in eternity

O que fazemos na vida ecoa pela eternidade" Gladiator

Nenhum comentário:

Postar um comentário