quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Atitude reflete a Liderança


"
Big Ju: Why should I give a hoot about you, huh? Or anyone else out there? You wanna talk about the ways you're the captain?
Bertier: Right. Big Ju: You got a job?
Bertier: I've got a job.
Big Ju: You been doing your job?
Bertier: I've been doing my job.
Big Ju: Then why don't you tell your white buddies to block for Rev better? Because they have not blocked for him worth a blood nickel, and you know it! Nobody plays. Yourself included. I'm supposed to wear myself out for the team? What team? Nah, nah what I'm gonna do is look out for myself and I'ma get mine.
Bertier: See man, that's the worst attitude I ever heard.
Big Ju: Attitude reflects leadership, captain.
" Remember the Titans

Peço àqueles que leem meu Blog que se atenham a citação antes de dar um passo adiante. Já escrevi sobre este tema antes, quando o abordei no Post Exercício de Liderança e apesar de saber que ele não se esgota em um único texto, pensei que não fosse abordá-lo tão cedo. 

Vindo de uma empresa cujo lema é que "O maior patrimônio são as pessoas" e tendo vivido, respirado  e aplicado há quase 18 anos esta filosofia, sempre me surpreende quando vejo prática diversa deste pensamento.

Desde o início, soube que há dois tipos de liderança: Pelo medo e pela ascendência. E aprendi que temos também dois tipos de gestores: Chefes e Líderes. O primeiro, por imposição do destino, somos obrigados a nos sujeitar, mesmo diante de qualquer contrariedade, seja por medo ou necessidade e o segundo é aquele que por livre escolha elegemos. Do primeiro nem vou me ater muito tempo, pois como a história mostra, tem vida curta e desfecho não muito agradável.

Quero me ater ao segundo modelo, que vejo estar se perdendo ao longo dos anos, porque este sim me preocupa. Sou um líder, se nato ou não deixarei para história responder porque não cabe a mim opinar e seria excesso de vaidade apontar em qualquer direção porque sei que sou um "Working in progress".

O líder tem uma missão difícil, eu sei, de ser exemplo quando também é imperfeito e de acima de tudo de ler cada pessoa que está ao seu redor. As pessoas seguem um líder, o que torna sua missão ainda mais dura e difícil porque como diz outra citação: "Tu te tornas responsável, por tudo aquilo que tu cativas".

Muito gestores se perdem no sucesso temporário, se deslumbrando pelo efêmero e pelas conquistas que obtiveram no momento. Mas de onde eu venho, ser capaz de perpetuar é o desafio que é mais difícil. O líder deve inspirar, ser capaz de inovar, renovar sempre que for preciso e acima de tudo, mesmo nos momentos mais difíceis, ser capaz de manter a coerência nos seus atos e é isso que eu não tenho visto no novo modelo de gestores de hoje.

Preocupados com resultados e com números, não que isso não seja também relevante, deixam de lado o seu maior ativo: O Ser Humano. Que, dotado de várias facetas e também idiossincrasias é capaz de realizar milagres e ao mesmo tempo ser a fonte de total insucesso, se não estiver adequadamente motivado.

Motivação é outro tema complexo. Muitos pensam que é baseado em cifras, não que estas não sejam importantes, mas acima de tudo deveriam estar preocupados com um aspecto inegável que é o valor a vida e a importância de cada um que, participando ativamente, realmente faz acontecer. Já vi muitas pessoas ajudarem a outras, quando podiam estar em casa com sua família, por saberem e acreditarem que devem fazer o que é certo, inspirados por exemplos que tiveram de seus líderes.

Encerro este Post com um pedido simples: Reflitam sobre o tipo de gestores que estão se tornando e muito cuidado, acima de tudo, com os futuros líderes que estão criando. Caso contrário, seu legado será o mesmo da citação abaixo e que creio, pelo qual, ninguém gostaria de ser lembrado.

"
No, I'm just gettin' warmed up. 
I don't know who went to this place, William Howard Taft, William Jennings Bryan, William Tell, whoever. 
Their spirit is dead, if they ever had one. It's gone. 
You're building a rat ship here. 
A vessel for seagoing snitches, and if you think you're preparing these minnows for manhood, you better think again, because I say you are killing the very spirit this institution proclaims it instills. 
What a sham. What kind of a show you guys are putting on here today? I mean, the only class in this act is sitting next to me, and I'm here to tell ya this boy's soul is intact. It's non-negotiable. 
You know how I know? Someone here, and I'm not gonna say who, offered to buy it. 
Only Charlie here wasn't selling." Lt. Col. Frank Slade - Sense of a Woman