terça-feira, 29 de maio de 2012

Einundvierzig

"
Mas eu preciso de outros sapatos
De outras roupas, outros temperos
Para formar minhas ideias e meus sentimentos
Eu sou a soma de tudo que vejo
E minha casa é um espelho
Onde a noite eu me deito e sonho com as coisas mais loucas
Sem saber porque
" Meu Reino - Biquini Cavadão.

Adoro esta música e penso que é a perfeita citação para o dia de hoje. O dia de nosso nascimento, quando mais um ciclo se encerra e outro começa, é o exato momento de reflexão e de planejamento da nova fase de nossas vidas.

É aquele momento em que fazemos um balanço de tudo que aconteceu, vemos o saldo (se positivo ou não) e decidimos o que fazer, o que deixar de fazer, em que investir e onde também ponderamos sobre o que é melhor parar de insistir e o que devemos deixar como está. E é ai que a citação se encaixa perfeitamente, porque expressa que, em algumas fases da vida, precisamos renovar a roupagem de nossa alma antes de seguir em frente.

Este da foto, acreditem ou não, sou eu quando era mais jovem (bem mais jovem) e não consigo dizer quantas roupagens eu já troquei até chegar até aqui. Apenas posso dizer, que não importa quantas foram e sim que todas me serviram bem e que quando chegou o momento de substituí-las, me desfiz delas sem apego ao ciclo que se encerrou. A vida é feita de ciclos e renovações, isto promove um conjunto de mudanças necessárias que nos enche novamente de propósitos.

Será a terceira vez, em toda minha vida, que passarei meu aniversário longe daqueles que amo. Não, não estou melancólico ou saudoso, porque aqueles que amo residem em meu coração e em meus pensamentos e estão ao meu lado onde quer que eu vá. Além disso, a vida sempre me brindou com amigos onde quer que eu estivesse e assim, amanhã estarei, com alguns deles, jantando em celebração a mais um ano de existência.

A vida sempre foi muito generosa comigo e se fechar o saldo agora do ano que passou, terei de reconhecer que foi mais do que positivo. Irei até mais longe, a vida tem sido extremamente generosa ao longo destes anos e tenho de fato pouco do que reclamar. Isto não quer dizer que não tive momentos menos alegres, mas mesmo nestes, a vida me provou uma máxima que em novembro de 2010 minha mãe me ensinaria: TUDO PASSA.

Creio que todos nós temos um destino, ainda que permeando nosso pré-destino, e devemos sempre acreditar em nossos instintos e também no princípio de que nossa sorte, nós mesmos fazemos. Olho para este novo horizonte na certeza de que um universo de novos desafios e surpresas boas estão programadas para acontecer. Umas mais cedo, outras mais tarde, mas inevitavelmente fadadas a acontecer.

Um dia me questionaram se estava no auge de minha carreira e por mais engraçado que seja, afirmei que não. Não porque esteja em busca de cargos ou status, sinceramente julgo isto efêmero e passageiro, mas sim porque acredito que há ainda muito dentro de mim a ser explorado e que eu possa contribuir construtivamente. Creio que, muito mais claro do que há 10 anos, posso entender meu papel na sociedade e o quanto ainda tenho a aprender e a realizar seja profissionalmente, seja no campo pessoal.

Sei, apenas, que os ciclos passam e a maioria dos meus desejos não muda: Ter filhos, continuar a conhecer o mundo, deixar um legado, ao formar pessoas que façam diferença nas áreas que atuam, ter uma vida repleta de amigos, encher a vida de boas lembranças e acima de tudo, ter alguém, só meu, disposta a viver e dividir cada um desses momentos. 

A maioria dos meus desejos são muito simples e a maior parte deles, desprovidos do caráter material e apesar de alguns serem mais demorados do que outros, tenho a plena convicção de que todos irão se realizar porque afinal, tudo é mera questão de tempo. Alguns até poderia dizer que já estão, aparentemente, em andamento.

O mais legal é que, seja como for, sei que se não for neste ciclo, certamente será em um próximo. Vamos ver o que este me reserva, já estou até curioso pelo que está por vir......

"
Pra viver e pra ver
Não é preciso muito
Atenção, a lição
Está em cada gesto
Tá no mar, tá no ar
No brilho dos seus olhos
Eu não quero tudo de uma vez
Eu só tenho um simples desejo 


Hoje eu só quero que o dia termine bem
Hoje eu só quero que o dia termine muito bem
" Simples Desejo - Luciana Mello

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Livre Arbítrio

"
Now I have come to the cross-roads in my life. 
I always knew what the right path was. 
Without exception, I knew, but I never took it. 
You know why? It was too damn hard. 
Now here's Charlie. He's come to the cross-roads. 
He has chosen a path. It's the right path. 
It's a path made of principle that leads to character.

Agora cheguei em uma encruzilhada em minha vida
Eu sempre soube qual era o caminho correto. 
Sem exceção, eu sabia, mas eu nunca o escolhi.
Você sabe o porquê? Era realmente muito difícil.
Agora aqui está Charlie. Ele chegou na encruzilhada.
Ele escolheu um caminho. É o caminho certo.
É o caminho feito de princípios que leva ao caráter."  Scent of a Woman

O Ser humano tem como hábito reclamar de tudo: do mundo, da vida, de como as coisas conspiram contra e desviam do rumo desejado e/ou planejado. Essa inquietação, muitas vezes, saudável e construtiva, se transforma em mera desculpa quando usada de forma recorrente.

Creio que  o caminho mais simples, para a maioria das pessoas, é se fazer de vítima das circunstâncias. Consigo compreender que é sempre mais fácil achar um culpado, do que realizar sua própria culpa, mais simples dizer que não se pode fazer nada, do que agir e assumir o risco de se indispor, mas se fazer o que quer. O ser humano busca o simples, nem sempre o mais correto ou adequado.

Estava esta tarde assistindo a Tv a cabo e pude ver o trecho de dois filmes que compõe as citações do post de hoje: Perfume de Mulher e Gladiador. Em ambos os casos, a escolha ou a falta dela, define o que o destino nos reserva e muito mais preciso do que isso, como nos posicionamos, de fato, ou seja, como reféns ou agentes.

Costumo dizer, também assim aprendi, que existe o destino e o pré-destino.  Pré-destino são aquelas coisas que não podemos alterar e que estão fadadas a acontecer ao longo de nossas vidas. Já o destino, é tudo aquilo neste entorno, que permeará nossa vida ao longo de nossa existência. Este, diferente daquele pode ser alterado a qualquer tempo seja pela nossa ação ou pela falta dela.

Outro pensamento que tenho é que o destino, bota as escolhas em suas mãos, cabendo somente a nós decidir. Se demoramos muito tempo, ele tira de nossas mãos e decide do jeito que ele quiser. Só posso dizer, que nem sempre decidirá de uma forma que nos satisfaça, somente decidirá no sentido de dar sequência e movimento a vida, ciclo natural de nossa existência, em que nada fica estático, ainda que se decida ficar parado vendo a vida passar na sua frente.

O que me traz ao tema de hoje: Livre Arbítrio. Este reside na sua capacidade única e indelegável de decisão. Decida e arque com as consequências de suas escolhas, talvez seja o verdadeiro dilema. Creio que dá medo decidir e poder errar, mas para mim, pobre mortal, muito mais medo me dá, em me omitir. Gosto da idéia de viver sobre minhas regras, minhas escolhas, meus erros e acertos.

Sei que haverá um momento em minha vida, onde no meu último suspiro, todos os momentos que vivi passarão na frente dos meus olhos. Neste singelo momento, onde só eu e minha consciência estaremos presentes, gostaria de lembrar de uma vida cheia de prazeres, de escolhas, de alegrias e tristezas, mas mais do que tudo, repleta de intensidade e emoções. Quero que neste momento, possa olhar para mim com o orgulho de quem viveu a vida que escolheu e não aquela que escolheram para mim.

Sei que este momento único será somente meu, mas quero ter a certeza de que a vida valeu a pena, de que não me arrependi de estar aqui e mais do que tudo, de que deixei minhas marcas e lembranças em todos aqueles com quem dividi, mesmo que por alguns segundos, a minha existência.

Santo Livre Arbítrio !!! Quantas escolha a fazer e tão pouco tempo....

"
what we do in life echoes in eternity

O que fazemos na vida ecoa pela eternidade" Gladiator

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Caminhando nas Nuvens

"
You must see it through. Your fate. 
What brought you here. " Guadalupe Aragon: - Caminhando nas Nuvens

Sempre gostei de comédias românticas e romances e creio que, em breve, irei visitar a locação da mais marcante comédia romântica de minha juventude. Mas falando de romances, assistia ontem um filme que acho muito bonito e que marcou uma fase especial de minha vida: Caminhando nas Nuvens.

A história gira em torno de uma família que possui uma vinícola chamada "Las Nubes". Os personagens principais se conhecem em um ônibus. Paul viaja pelo país depois de retornar da guerra e tenta se adaptar a  sua nova realidade como vendedor de chocolates finos. Victoria regressa para a casa de suas famílias trazendo um segredo: Uma gravidez.

Victoria vindo de uma família tradicional mexicana e conservadora, depara-se com um dilema de enfrentar sua família e principalmente seu pai e a necessidade de explicar seu retorno e mais do que isso, uma gravidez sem estar casada. Paul, ao ficar a par do fato, propõe ajudá-la a superar este momento e vai com ela até "Las Nubes" como se fora seu marido. Obviamente, como em todo bom romance, os dois, de fato, se apaixonam e por fim acabam juntos.

Fora o fato de que a fotografia do filme é linda, assim como suas locações, o filme possui outras mensagens extremamente relevantes, que são: amor, compreensão e principalmente valores familiares. Acho engraçado como a vida imita a arte e vice-versa, porque em vários momentos percebi alguns personagens como imagem e semelhança de pessoas do meu círculo próximo e porque não, de mim mesmo.

O filme tem como foco central a relação Pai e Filha. Alberto Aragon, o pai, reluta em aceitar um marido que aparece em sua casa sem jamais ter sido mencionado pela filha e devido a preocupação com esta , que entende ser ingênua, sensível  e vulnerável, trata o romance e porque não dizer Paul com desconfiança e por vezes indiferença. Os avós de Victoria, percebem desde o início o bem que Paul faz a sua neta e apoiam e fazem de tudo para inserí-lo na família e numa cena muito bonita do filme, ele incentiva Paul a fazer uma serenata.

Quando visualizo estas várias cenas do filme, se traçar um paralelo e tentar entender a postura do pai e sua relação com sua filha, tudo fica claro e simples. Um pai, ama seus filhos, mas creio que a relação pai-filha sempre é uma relação especial e ao me colocar no lugar do Sr. Aragon posso entender suas preocupações. Ele está nitidamente preocupado que Paul esteja usando apenas sua filha e se aproveitando de sua fragilidade e ingenuidade e como pensar diferente? Um pai daria sua vida por seus filhos e neste caso não vejo como ser diferente.

Já os avós, percebendo como sua neta esta feliz e com alguém que a faz feliz, que a respeita, admira, procuram balancear a situação e explorar as pequenas particularidade e valores do novo membro da família. Existe uma cena em que Paul conversa com Sr. Aragon e que ele o manda embora, dizendo que ele não serve para sua filha e Paul responde "and I quote" :

Paul Sutton: She's like the air to me.

Os pais, muitas vezes, superprotegem os filhos, achando que com isso evitarão que eles tenha frustrações e/ou dificuldades. Infelizmente ou felizmente, cada um tem um destino e não podemos evitar isso. Erros e acertos fazem de nós o que somos e acredito que nada ocorre por acaso e que no final tudo nos leva para um bom caminho. Às vezes, creio que os pais deveriam ter um pouco mais de fé nos seus filhos, afinal foram  eles que nos educaram, não foi? E assim sendo, aproveito outra citação relevante do filme:

Paul: I know that she is good and strong and deserves all the love this world has to give. Can't you see that, how wonderful, how special she is?

A família é nosso alicerce e eu não imagino a vida sem ela. Nos da base, chão, norte. Mas chega um momento em que nós temos de dar nossos próprios passos, tomar nossas próprias decisões e saber que teremos que arcar com nossas escolhas. Não estou preocupado, nem nenhum de vocês deveria, se nossos pais no educaram bem (os meus, educaram), não podermos nos sair tão mal assim.

Alberto Aragon: Just because I talk with an accent doesn't mean I think with an accent.

Quando algo maravilhoso acontece, devemos celebrar, eu sei que dá medo e às vezes gera desconfiança, mas no final, acredito que todos temos direito de ser felizes e nos sentir como Paul:

Caminhando nas nuvens.................

"
This is not a story
This is not a book this is your life
And this is not a play
Some TV show you've seen
This is real life
You know that
This is your this is your life
This is real this is reallife
There is no rehearsal" -
This is Your Life - Banderas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Aquela que é forte

"
I know it's not much but it's the best I can do
My gift is my song and this one's for you

And you can tell everybody this is your song
It may be quite simple but now that it's done
I hope you don't mind
I hope you don't mind that I put down in words
How wonderful life is while you're in the world
" Your Song - Elton John

O Amor, muitas vezes, se expressa em silêncio
Através da renúncia,da entrega e da doação
É composto de pequenos gestos
Imperceptíveis, mas mais representativos que mil palavras

O Amor enxerga aquilo que há de mais belo e puro
Busca a essência, é companheiro, amigo, cúmplice e verdadeiro
Respeita o tempo das coisas, assim como o jardineiro
que respeita o semear e o florescer.

O Amor é altruísta
Se completa com a felicidade e realização do outro
Sabe compartilhar os momentos, dividí-los
É protetor, reconfortante, seu porto seguro.
Embala seu sono, acalma o coração.

O Amor tem nome, endereço, CPF, identidade 
Conforta, acolhe, regozija, é obstinado, libertador
É, também, único e por isso, não possui substituto
Meu Amor é você.

São Paulo 06/05/2012

"
Pardonnez mes lèvres: 
elles trouvent du plaisir dans les endroits les plus inattendus

Perdoe meus lábios:
eles encontram prazer nos lugares mais inesperados
" - Max Skinner