segunda-feira, 30 de abril de 2012

Esperança


"
Nós não deveríamos deixar que nossos medos 
nos impedissem de ter nossas esperanças. " John Fitzgerald Kennedy

Eu acredito em você e em cada uma das coisas que é capaz de realizar e nisso reside minha esperança e a minha certeza, porque a capacidade de superação e de encontrar respostas e soluções é infinita. Esta semana me pediram para escrever sobre esperança e não poderiam ter escolhido tema melhor porque, o que seria de nós sem esperança?

Naqueles momentos em que nos encontramos aparentemente perdidos, onde tudo parece desmoronar e sair do eixo, naquela fração de segundo em que tudo parece perder o sentido, é que devemos recobrar a esperança e mais do que isso a certeza que sempre existe um novo amanhã.

Para cada provação, cada adversidade na vida existe um porquê. Li uma vez que o ser humano carrega um saco de tijolos e que, às vezes, se não aprendemos a dividir o fardo, o saco fica tão pesado que chegamos a conclusão que é impossível prosseguir, que não há mais nada a fazer, que só nos resta aceitar o nosso destino.

Não compartilho desta opinião, de que é impossível prosseguir, e diria mais, minha visão é completamente oposta. O saco de tijolos nada mais é do que todos nossos medos, receios, frustrações, tudo aquilo que ao invés de enfrentarmos, varremos para debaixo do tapete, simplesmente acreditando que se fingirmos que não existem, tudo ficará bem e se resolverá sozinho. Sim, eu tenho esperança, mais do que isso, tenho a certeza de que se decidirmos enfrentar, encarar para ser mais exato, cada um de nossos medos, nossas frustrações e receios, estaremos prontos para realmente enxergar o que a vida nos reserva. E tenho para mim que é sempre algo maravilhoso.

Minha esperança é que haja tempo para percebermos aquilo que queremos a tempo de não perdê-lo. Eu sei que o novo sempre amedronta e que é mais fácil se apegar as desculpas do passado, para justificar os medos do futuro. Mas o nosso futuro só existe se vivemos o presente, se nos permitirmos amar e sermos amados, se decidimos lutar e enfrentar cada uma das adversidades que a vida nos impôs, porque muita vezes são destas provações que necessitamos para sairmos mais forte, mais confiantes e mais verdadeiros com nós mesmos.

Eu já passei por muitas encruzilhadas em minha vida, seja no campo profissional, seja no campo pessoal ou afetivo. Por muitos momentos, minha fé foi abalada e eu questionei a mim e as minhas escolhas, mas inevitavelmente ao tomar as redéas de minha vida e trazer de volta a razão, pude perceber que Deus tem um plano para todos nós. Nada acontece por acaso e nada é de fato ruim, nosso problema é sempre o mesmo: Olhar pontualmente ao invés de olhar em perspectiva.

As pessoas sempre se remetem a fé ou as religiões em busca de respostas, mas estas, posso garantir, estão sempre dentro de nós. Sejam vocês Luteranos, Judeus, Messiânicos, Católicos ou Mulçumanos, a resposta será sempre a mesma, ou seja, que existe um plano reservado para cada um de nós e no momento em que reconhecemos isso e passamos a reprogramar nossa mente e experimentar viver cada dia com esperança, perseverança e construindo um novo amanhã, todas as perguntas para cada uma de nossas dúvidas serão respondidas.

Sempre que penso que posso perder a minha esperança, me remeto a História de Jó. Apesar de não ser católico, respeito cada uma das religiões e entendo que em cada uma delas existe um quê de sabedoria com a qual podemos aprender. Jó, para aqueles que não conhecem a história, era um homem de fé, fiel e temente a Deus que do dia para a noite perde tudo: Mulher, filhos, bens, saúde. Diante de todas as provações, Jó permanece fiel, resignado não se revolta contra Deus, não perde sua fé, não deixa que o infortúnio permita que perca a esperança. Ao final, Deus dá a Jó, em dobro, tudo que havia perdido.

Não contei esta história porque acredito que o ser humano só aprenda na dor, mas porque acredito que é quando somos postos a prova é que surge nossa verdadeira essência, nosso verdadeiro eu, onde podemos em meio ao caos encontrar a ordem, a serenidade, o equilíbrio e a razão. Tire de um homem tudo que ele tem e você verá do que ele é feito e eu acredito que mesmo em meio a perda, somos capazes de sermos generosos, altruístas e demonstrar nossa verdadeira nobreza.

Minha fé hoje reside em você e na esperança de que ao ler este texto perceba que não estamos sozinhos no mundo e que exatamente por isso, nunca devemos desistir ou deixar nossa crença em nós mesmos esmorecer.

Eu nunca vou deixar de acreditar em você, nunca vou perder a Esperança.

"
Eu vejo a vida
Mais clara e farta
Repleta de toda
Satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão..
." Tempos Modernos - Lulu Santos

domingo, 22 de abril de 2012

Bacalhau com Almofada de Grelos



“ 
Do nabo sae a nabiza
da nabiza sae o grelo.
Nabo, nabiza e grelo
Trinidade do galego.
Son tres persoas distintas
Un só Deus verdadeiro

Finalmente após 2 meses, aqui vem o texto que havia prometido. Peço aos meus amigos que me perdoem a demora, mas entre uma atribulação aqui e outra ali, alguns temas passaram a frente na minha composição de  posts. Como prometido, tentarei mudar um pouco o tom e desta vez falar de minhas experiências sensoriais ao redor do mundo.

Como muitos sabem, nos últimos 3 anos, viajar e conhecer o mundo tornou-se mais do que um hobby e passou a ser um estilo de vida. Por isso, fiquei pensando que já abordei os mais diversos temas desde que comecei a escrever e explorei muito pouco ou melhor compartilhei muito pouco das experiências que vivi ao longo deste tempo.

Este ano, mais exatamente em fevereiro, fui a Portugal onde, em companhia de amigos queridos e que estão em minha vida há algum tempo, pude, em uma semana, conhecer diversos lugares interessantes como Ovar (a terra do pão de ló), o Porto, Sintra, Cabo da Roca, Lisboa, Fátima, Guimarães, etc. A viagem me reservaria um algo a mais, que foi visitar Santiago de Compostela na Espanha. O que mais me admira no ser humano é quando ele é capaz de inovar e ao invés de necessariamente seguir um script, roteiro ou manual, toma o destino para si e faz o que fazemos de melhor: Improvisar.

Estava em Guimarães, me lembro bem, já pensando no que fazer no Porto pela tarde quando perguntei a que distância ficava Santiago de Compostela. Prontamente, o GPS iria me dizer que em poucas horas ficava o que seria meu próximo destino. Mudando radicalmente meus planos e espremendo minha agenda do dia seguinte, me dirigi rumo a Espanha.

Não preciso dizer que ir a Compostela, entrar na Catedral, ver o Botafumeiro e mais do que isso, absorver a energia positiva do lugar me fizeram muito bem. Para completar, a noite fui, é claro, a um café tradicional da cidade, degustar as Tapas tão tradicionais e tomar um bom vinho da região. Voltei ao hotel bem tarde apenas a ponto de dormir e me preparar para um rápido city tour na cidade do Porto e posteriormente ir a Lisboa na casa de um casal de amigos, muito queridos por sinal, que me acolheriam por alguns dias.

Quando cheguei, já no fim do dia, estavam esperando e programando um jantar num dos restaurantes mais tradicionais da parte alta de Lisboa, a Cervejaria Trindade. Local lotado, fila de espera e enquanto esperávamos, conversamos sobre os pratos deliciosos que o local oferece. Não posso negar que as iguarias lá oferecidas são deliciosas, mas inevitavelmente iria comer um bom bacalhau e o mais inusitado, esta é a graça da história, era escolher os acompanhamentos.....

A primeira vez que degustei um grelo foi este ano em Portugal. Nada como um delicioso bacalhau quentinho, firme e regado num bom azeite, bem molhadinho, hummm dissolve na boca não é mesmo? Mas o que faltava e deu um toque bem especial é a almofada de grelos. Se pensar friamente na composição do prato realmente realizaremos que um combina perfeitamente com o outro e quando bem preparado e trabalhado, o prazer ao final é inevitável, te levará as alturas.

Calma, calma bando de mente suja. Apesar da confusão que os nomes podem gerar em diferentes línguas ou culturas, grelo é um acompanhamento tradicional em Portugal e para aqueles que não tem mais o que fazer, segue abaixo a definição que encontrei no Wikipédia e que encerra a discussão:

"Um grelo (ou o plural grelos) é um nome genérico para um rebento de uma planta, muito apreciado em Portugal e na Galiza como acompanhamento de culinária portuguesa. Os cultivares mais representativos na culinária portuguesa são o nabo, a couve, e a nabiça (também conhecida como colza).

A aparência é a dum talo mais ou menos grosso do qual saem algumas folhas e no extremo as flores.
O grelo é comestível enquanto está tenro. Quando a flor desabrocha o grelo endurece e já não é possível o seu consumo, pois não amolece por muito que se coza."

Não posso negar que ao longo dos dias em que estivemos juntos, sempre que íamos a um restaurante a piada sempre vinha à tona e os risos eram inevitáveis. Brasileiro não perde uma, ainda mais quando envolve duplo sentido.

Para aqueles que ainda duvidam da nobreza das minhas palavras, segue uma foto, tirada pelo meu amigo Fernando, que comprova que um grelo é tão bom e gostoso, que em Portugal você encontra no supermercado e enlatado....

Até o próximo post.



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Silêncio e Solidão

"
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe
" Sutilmente - Skank

Naquele hiato de tempo
Onde, em silêncio, observo o mundo
Sinto-me como uma peça de xadrez
Em um imenso tabuleiro, decidindo meu destino
Tentando prever o próximo movimento.

A solidão deste momento,
Só eu conheço, percebo e vivo
Aquele momento único e singular
Onde livre de todas as dúvidas e medos
Traço a linha da vida e determino onde me levar.

Silêncio e Solidão
Isso não te dá medo? A mim não.
Silente me permito escutar a razão 
Sozinho me obrigo a refletir sobre meus verdadeiros desejos
Naquela fração de segundo onde encontro o perfeito equilíbrio
Que permite eleger o que e quem desejo em minha vida.

Solidão não é estar só,  mas se sentir só, incompleto
E o silêncio que mata é aquele das palavras vazias e vãs
desprovidas de propósito e emoção.

Meu maior medo não reside na solidão
Meu verdadeiro medo é abandonar meus sentimentos
É silenciar meu coração.

"
Is it getting better?
Or do you feel the same?
Will it make it easier on you now?
" One - U2