quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O estranho mundo das coisas


" 
Dar solamente, aquello que te sobra
Nunca fue compartir, sino dar limosna amor
Si no lo sabes tú, te lo digo yo" Corazon Partio - Alejandro Sanz

Outro dia me perguntaram: Por que mesmo sendo uma pessoa boa que faz tudo pelo seu parceiro(a), é trabalhador(a), esforçado(a), de boa familia, não é bem tratado(a) e ainda é traído(o)? Apesar de não querer fazer do meu blog um consultório amoroso gostaria hoje de elaborar este tema e propor, longe de mim ser dono da verdade, algumas hipóteses que explicam este fenômeno.

Para começar vou citar um diálogo do filme os imperdoáveis com Clint Eastwood:

Little Bill Daggett: I don't deserve this... to die like this. I was building a house.
Will Munny: Deserve's got nothin' to do with it.
[aims gun]
Little Bill Daggett: I'll see you in hell, William Munny.
Will Munny: Yeah. 

Por mais cruel que seja ou prático se você preferir, a resposta a pergunta que me fizeram é simples: Merecer não tem nada a ver com isso. O fato reside na realidade de que as pessoas valorizam de forma diferente as coisas e fora isso, existem ainda os fantamas que tentamos exorcizar ao longo de nossas vidas.

Certas pessoas clamam que querem uma pessoa exatamente como a descrita acima e quando a encontram simplesmente não valorizam como deveria. Isso é fácil de entender, o ser humano é complexo e na maioria das vezes não sabe o que quer. Se soubesse ao menos o que não quer, já facilitaria muito sua própria vida.

Mas se a vida fosse fácil e tudo fizesse perfeito sentido este blogueiro não teria mais função, eu imagino. Creio que o conflito que hoje abordo possui na verdade uma culpa recícproca dos parceiros, pois veja, poucas coisas na vida, pelo menos em termos de relacionamento, acontecem sem nosso consentimento.

Weber, um famoso sociólogo, já afirmava que numa relação de dominação, existe sempre duas figuras, o Dominador e o Dominado, e que sem o consentimento de ambos, torna-se impossível que esta relação se estabeleça. Portanto, a resposta precisa não pode ser dada a não ser pela mesma pessoa que levantou a pergunta.

O fato de uma coisa não fazer nenhum sentido e funcionar ou simplesmente fazer todo sentido e não acontecer é o que torna, no entanto, a vida tão desafiadora e interessante. Quando escolhi o nome deste blog, apesar de não ter exatamente isso em mente, foi no fundo neste sentido, porque é a ilógica lógica da vida, a incerteza de que as coisas saiam exatamente como planejamos é que nos motiva buscar crescer, viver e experimentar. Pior do que sofrer é olhar para trás no fim da vida e perceber que não viveu.

"
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão 

nunca vai ter nada, não" Como dizia o poeta - Vinicius de Moraes

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Free, Free, set them Free


If you need somebody, call my name
 If  want someone, you can do the same
 If you want keep something precious,
 you got lock it up and throw  away the key
 If you want to hold onto your possession,
 don’t even think about me

 If love somebody, if you love someone
 If love somebody, if you love someone set them free”  Sting

Alguns textos parecem que nascem prontos. Este fim de semana estava ouvindo o Nando Reis falar exatamente sobre isso quando explicava como compôs a música Resposta com Samuel Rosa do Skank.

Nando explicava que ao receber a melodia estava empacado criativamente e ao ouvir os arranjos compôs a letra quase que imediatamente como se já estivesse pronta. O post de hoje tem duas citações especiais, a primeira acima uma canção do Sting que eu adoro. Aliás desde seu trabalho no The Police que acompanho cada um de seus CDs e continuo a gostar dele como no início de sua carreira.

O segundo é uma citação do John Lennon que minha mãe mandou. Ao lê-la, ela se lembrou que gosto de compor cada post com uma ou mais citações que contextualizam a mensagem que desejo passar. No caso de hoje, uma completa a outra mantendo-se em perfeita harmonia.

 A vida nos reserva gratas surpresas e quando nós menos esperamos elas nos arrebatam, sacodem nosso mundo e modificam a forma com qual enxergamos as coisas. Alguns fenômenos se conjugam e transformam o que somos, o que sentimos e percebemos.

Meu mundo já não é o mesmo. Desde as última horas que encerravam o ano que se passou até as primeira horas do ano que se iniciava tudo estava mudado. Cheiros, gostos e percepções, tudo estava renovado e completamente determinado a jamais ser igual novamente. E isso é bom, adoro o novo e o desafio de desbravar o que está por vir, acho que todos nós deveriamos ser assim.... Feliz 2012.

Como um sonho que se materializa
De forma lenta e  sorrateira até
Você adentrou a minha vida

Arrebatando todos os meus sentidos
Trazendo um sentimento de torpor que me acalma
Como se desse um norte ao meu coração
Como um sopro de alegria em minha alma 

Rompendo mares, rios e oceanos
Desbravando novos horizontes em busca do desconhecido
Como se fora um aventureiro, sem destino
À procura de novas terras ou apenas novos desafios

Organizou meu pensamentos
Trouxe à tona novos sentimentos
Despertando também outros, há muito adormecidos

Ligou nossos mundos, conectou nossas almas
Como numa dança lenta no meio do salão
Como se só existissemos nós dois e nada mais importasse
Somente a batida rítmica e harmônica de nossos corações.

São Paulo 09/01/2012

"
Amo a Liberdade 
Por isso... deixo as coisas que eu amo livres
Se elas voltarem é porque as conquistei.
Se não voltarem é porque nunca as tive" Jonh Lennon

domingo, 8 de janeiro de 2012

Uma estória de Natal


 Eu deveria, segundo a expectativa de muitos, começar a escrever sobre o Ano Novo, afinal de contas já estamos no dia 08/01/2012 e o Natal já passou. Mas não posso começar a falar do presente, muito menos do que pressinto para meu futuro sem um último olhar para meu passado.

O Ano que passou representou, sem dúvida alguma, um turbilhão de emoções, mudanças, experiências e surpresas. Todas elas agradáveis e/ou intensas e acima de tudo necessárias. Poderia ficar horas e horas exemplificando cada pequena alegria e prazer mas a foto acima resume tudo, meu afilhado, meu querido e amado Gabriel.

Houve um tempo em que eu escrevia versos para os eventos e muitas vezes celebrações que meus pais realizavam. Em um deles, creio que próximo ao Natal, escrevi o poema abaixo que eu havia programado publicar no ano passado e que acabou, por pura negligência minha, postergado para hoje.

Tentarei, assim como fiz ano passado, retomar meus trabalhos neste blog, que começou como um passatempo e que no final, tornou-se um imenso prazer. Tenho leitores conhecidos e muitos anônimos, mas confesso, talvez até de maneira egoísta, que reler meu passado, minhas experiências, minhas aventuras tem um valor e um significado para mim. Muitos, ao longo do caminho, deixam suas pegadas desaparecerem pela areia, mas meus posts mantem, pelo menos para mim, cada uma delas em seu devido lugar. 

Vamos ao poema.

UMA ESTÓRIA DE NATAL

Aprendi uma estória de Natal
Sem renas, nem Papai Noel
Mas que tem Paz, Amor e Felicidade.

Começa Assim:
Sentei-me a mesa para a ceia
Não comi nem peru, castanha ou nozes
Somente me alimentei de vida e solidariedade

Caminhei, então, pela rua para desgastar a bela ceia
E não caminharam comigo nem ódio, nem apego ou egoísmo
Somente Fraternidade e Altruísmo.

Por fim, cansado, deitei-me, então,
No que chamam de estábulo, dentro de uma cesta
Pessoas e animais me admiravam
E apesar de feliz, não fiquei vaidoso.

Foi então que 3 homens ou Santos peregrinos
Vieram me trazer seu Amor
Pois isto é a unica coisa que dinheiro algum pode pagar.

Parti, então, em meus sonhos
Para nunca mais voltar
Assim acabou a história.

Ah!! Vocês querem saber quem eu sou ?
Sou o que chamam na Terra de MENINO JESUS
Que envia a todos uma mensagem de Paz
E que lhes deseja um Feliz Natal.

Rio de Janeiro 13/12/1987