sábado, 28 de maio de 2011

Só no Palatal...

 "
E aí galera fimose? Beleza pura ? Beleza pura....
....
Eu se considero-se um verdadeiro poliflota
Anywhile Let's go ....
Porque eu sou um cara super retrospectivo....
E eu ai conto meus factos
e as pessoas ficam silocomovidas.." Silas Simplesmente - Terça Insana


Semana passada o meu post teve uma repercussão inesperada. A quantidade de pessoas que me enviaram emails ou comentários pelo MSN foi diferente da maioria dos posts que escrevi até hoje. 

Posso dizer , sem sombra de dúvida, que as crônicas do nosso cotidiano, aquelas que nos pegam de surpresa numa fila de cinema, num momento de reflexão na varanda ou mesmo na praia enquanto observamos o mar e que ao atingirem nossas lembranças se transformam numa gargalhada gostosa,  formam o elo que certamente faz com que nossos encontros semanais valham a pena.

Gosto muito de observar as pessoas, ainda mais as mulheres. O mais interessante nelas , tirando obviamente qualquer cunho sexual que não faz parte deste contexto,  é observar como competem entre si e diria que chega até a ser divertido. Vamos a crônica e antes que eu comece, qualquer coincidência com pessoas ou fatos é mera semelhança...se é que você me entende

Desta vez estava num evento gastronômico bastante animado, várias mesas organizadas, ambiente descontraido e com pessoas dos mais diversos segmentos misturadas no maior clima de confraternização. 

Numa mesa lá no canto da área de recreação duas mulheres, futuras executivas, com certeza, conversavam sobre uma ação que haviam tomado pela manhã, uma reportava para outra que havia tomado todas as medidas e que os processos do "workflow" tinham sido atualizados após o "follow up " com os departamentos envolvidos e nada como um "Break down" para dar a perfeita divisão de escopos e responsabilidades. Confesso que minha inteligência não vai tão longe, mas estava bonito ouvir as duas falando bem empombado.

O dilema entre elas começou quando falavam do único entrave no processo, Sr. Rotman. Uma delas, não havia mencionado, além de suas habilidades profissionais é professora de inglês para desavisados como eu.... E ao ouvir a pronúncia pouco purista do nome do homem, começou a corrigir a outra executiva.....

Executiva 01: Não é "Roittiman" é "Rot" , "Rot" , "Rot" , "Rot" ,"Rotman", assim, ó , no palatal....

Estava uma cena linda, uma de frente para outra, a festa comendo solto, e aquela repetição de palatal daqui, palatal de lá, um caso sério....... Dava até para ouvir o estalar da lingua no céu da boca. A executiva 01 já perdera a paciência, apesar de ser  uma de suas maiores virtudes (hehehe),  e a outra insistindo em aprender a pronúncia correta. Um espetáculo.

Isso me lembrou uma namorada que eu tive e que passou anos tentando me ensinar a pronúncia de Waffle ( eu pronunciava "Ueifal" ao invés de "Uófall" , mas só de palhaçada, porque sempre é engraçado provocar quem tem um ar meio assim professoral....hehe. Isso só mostra que quanto mais o tempo passa, mais as situações se assemelham e só mudam os personagens....

Seja como for, coitado do seu Rottman......

"
You wear pyjamas, I wear pijamas
I wear pyjams and give up pijamas
And for we know we need each other so
We better call the calling off off
Better call the whole thing off
"  Let's call the whole thing off - Frank Sinatra


domingo, 22 de maio de 2011

Educação Sentimental


"
For you I was a flame
Love is a losing game
Five story fire as you came
Love is a losing game
" Love is a losing game - Amy Winehouse

Tudo que sei e pratico devo muito, sem sombra de dúvidas, às mulheres. Nós homens, dentro de nossas habilidades e limitações, temos muito a aprender com elas, seja em termos de romantismo, sensualidade, seja sobre praticidade, tentação e desejo.

Muito na vida seria mais fácil se ao invés delas tentarem fazer com que entendessemos coisas que nossas mentes limitadas são incapazes de ver, nos dissessem diretamente. Mas a dinâmica não é essa e é por essas e outras que devemos ouvir a voz da experiência de tempos em tempos.

E foi numa bucólica noite em que fui convidado a degustar um delicioso lanche, tipicamente caseiro, com dois casais de amigos e filhos que aprendi mais uma grande lição, daquelas para entrar nos anais da história (lá ele).

Discursava sobre um coaching que havia feito a pouco, onde minha experiência pregressa com relacionamentos tinha sido solicitada para ajudar um jovem incauto que desbravava naquele momento os tortuosos mares do amor.

O rapaz, ainda que interessado na moça, me questionou como deveria conduzir a relação de tal forma a mostrar que estava envolvido mas que não aparentasse que estivesse loucamente apaixonado, queria manter a relação evoluindo de forma natural e gradativa sem colocar a "carroça na frente dos bois"

Repetia em voz alta e, imitando seus trejeitos, expunha como me perguntava as coisas e durante a frase cabal : "E então, o que a gente faz quando está interessado na moça mas não quer que ela ache que já é um um relacionamento sério..." . fui cortado abruptamente pela explicação contundente e incisiva de uma das esposas, mãe de família, que, enquanto ninava seu filho pequeno no colo,  falou :

- "Ah!!!! Mete no C* dela logo, que eh para não pegar amizade......"

Risos soltos na mesa de jantar, mostrando que a sabedoria e simplicidade das respostas reside na objetividade, não pude esconder minha surpresa ao ouvir tal conselho e recomendação de uma mulher. Não porque fosse um absurdo, mas porque a cena dela ninando a criança no colo ao proferir a aquelas palavras no mais perfeito estilo nelson rodriguiano, mostrou  .......

"A Vida como ela é....."

"Eu quero ver
Você mandar na razão
Prá mim não é
Qualquer notícia
Que abala o coração...


Se toda hora é hora
De dar decisão
Eu falo agora
No fundo eu julgo o mundo
Um fato consumado

E vou-me embora " Fato Consumado - Djavan


sábado, 7 de maio de 2011

Poesias e Musas

"
I told you
That we could fly
'Cause we all have wings
But some of us don't know why
" Never Tear us apart - INXS

Quando ainda estava no Colégio Andrews, lá nos idos da década de 80, fizemos um trabalho sobre Vinícius de Moraes. Coube a mim, antes de tocarmos "Eu sei que vou te Amar" e eu declamar "O Soneto da Fidelidade" fazer a seguinte indagação ao público:

MM : Todo poeta tem uma musa. Mas o que é uma Musa?

Para minha surpresa a resposta me foi dada por Alessandra Ali que estudava em minha turma. Havia ensaiado com meu pai, antes do evento, que respostas daria no caso da pessoa acertar a definição de musa e caso errasse e ela brilhantemente acertou.

Uma musa usando, em parte, suas palavras é uma fonte de inspiração para o poeta e através de uma alegria ou momento de dor ou de perda, ajuda a popular nosso universo com as mais lindas prosas, versos ou canções. E é isto mesmo, a musa tem o poder, para não dizer o dever de permitir que se exprima através de palavras e sons, o que muitas vezes se diz em silêncio.

Naquela época já escrevia versos e diria que era o início de uma etapa produtiva porque na adolescência é que experimentamos o amor e o desamor com mais frequência e intensidade. Depois descobrimos que ninguém morre de amor e chegamos a conclusão que a dinâmica da vida pode ser perfeitamente traduzida pela canção de Guilherme Arantes:

"Há sempre um novo Amor,
  Uma nova saudade,
  Coisas do Brasil,
  Coisas do Amor" - Coisas do Brasil - Guilherme Arantes 

Rita Lee poderia ter facilitado nossas vidas e dado a dica do que as mulheres buscam, lançando algumas músicas mais cedo,  como a que segue, e quebraria alguns paradigmas :

"Papai do céu
  Me dá um namorado
  Lindo, Fiel, Gentil e Tarado"  Xuxuzinho - Rita Lee

E por mais duro que seja admitir, é verdade, tenho escrito versos de forma muito mais esparsa do que antes, não sei se isso é bom ou ruim, mas sinto falta do turbilhão de sentimentos dentro de mim que me levavam a escrever. Meu último poema foi escrito na Escócia, mais precisamente em Edimburgo em agosto do ano passado. Os versos se encontram no Post "Enquanto houver tempo" e penso que ficou bem legal.

E pensando nisso, realizei que a idéia da criação deste Blog, permitiu que eu passasse a ter diversas forma de me expressar, fosse através de textos, imagens, prosas ou versos. E de tempos em tempos arrisco aqui apresentar minhas poesias, revelando essa minha veia poética, vamos ver se me saio bem hoje... ou seria essa a  responsabilidade da minha Musa?

Soneto à Musa

Meus versos são como uma segunda pele
Que reveste meu corpo
Que exprime meus sentimentos
Revelando, em silêncio, o que dita meu coração

Mas se buscar seu nome
Nestes meus humildes versos
Não o encontrará em forma de anagramas ou acrósticos
Muito menos de forma explícita, posto que é parte indivisível.

Entretanto, se olhar bem perto,
Bem no fundo dos meus olhos, poderá cessar todas as buscas
Pois  lá estará, tal qual uma digital, a sua imagem

Pois versos são como espelhos d'alma
Representados através de devaneios, desejos e vontades
Vivos num universo harmônico, onde meus sonhos se tornam realidade.

Rio 07/05/2011