terça-feira, 29 de março de 2011

Tudo Passa


"Uma mudança sempre deixa patamares para uma nova mudança" Maquiavel

Acredito que nada acontece por acaso, cada mudança , cada provação e cada experiência que vivemos serve para um propósito maior, fora de nossa imediata compreensão. Como seres imperfeitos que somos, não temos, devido a nossa ansiedade por respostas, a paciência para esperar o tempo das coisas.

Cada aprendizado que a vida nos traz serve sempre, e nisso eu acredito fielmente, para nos tornar pessoas melhores, no melhor sentido do polimento de alma. "Tudo passa", foi uma frase que minha mãe e minha irmã me disserarm ano passado. Estava num dilema em minha vida e naquele momento, como de costume, não conseguimos ver o todo e com isso começamos a nos questionar sobre o que fizemos de errado que nos faça passar por tamanha provação.

De fato, a resposta é simples: Tudo e Nada. Algumas coisas que passamos, temos de passar, como provações no sentido de nos trazer a exata reflexão de onde estamos, do que queremos e desejamos e o que é necessário para chegar lá. Às vezes, aceleramos tanto as coisas e nossas decisões que é necessário que surja um freio natural que nos pare ou desacelere, reduzindo a marcha, nos permitindo entender com precisão a dinâmica das coisas. 

O primeiro passo é entender que não acertamos sempre e que a beleza e a mazela do livre arbitrio é essa, como somos livres para decidir, para cada ação haverá sempre uma reação e muitas vezes o resultado desta equação não será da forma ou na intensidade desejadas.

Por outro lado, o que se deve entender também, é que às vezes passam-se tantos meses, ou longos períodos, onde o fluxo das coisas acontecem sempre da forma e com o resultado que esperamos que  é comum que nos esqueçamos que existirão percalços no caminho e como disse em um post anterior, ninguém está preparado para o fracasso. Mas a vida é assim, construções e desconstruções de nós mesmos.

Tudo passa, sábia frase que me ensinaram,  e que dá o nome ao post de hoje, serve, em realidade, a dois propósitos: Quando está tudo bem e ocorrendo como esperamos e queremos, devemos nos lembrar que "Tudo passa" e que pode chegar o momento em que teremos de nos testar e nos provar, que em algum momento as coisas parecerão ter saido de seu centro de equilíbrio.  Neste exato momento, e ai está o truque, deveremos ter a serenidade para compreender que isto também passará.

E posso dizer, por experiência própria, que esta dinâmica sempre se mostrou correta e precisa. Todos passamos por infortúnios e estes servem para que possamos valorizar e aproveitar cada um de nossos sucessos e conquistas. Leio a frase do post todos os dias, porque de fato é fácil esquecer quando tudo está bem e posso atestar que desde que comecei a fazer este exercício tudo passou a fluir muito melhor. Minha mãe estava certa, como sempre, tudo realmente passa e por isso não devemos nunca nos esquecer do valor de cada lição que a vida nos dá.

O mais importante, e este é o sentido do post de hoje, é reforçar que devemos manter o pensamento positivo, acreditarmos sempre na nossa capacidade e sabermos que muitas pessoas ao nosso redor reconhecem e sabem do nosso valor e da nossa importância.

Toda lição serve ao seu propósito se dela se consegue extrair algum aprendizado e nada acontece por acaso.

A referência que encerra o post desta semana é uma canção que me fez adorar a cantora inglesa Kate Bush. Este dueto com Peter Gabriel é uma demonstração como a sua voz pode tocar a nossa alma e foi isso que aconteceu. Desde este dia, comprei tudo que ela já lançou e é uma pena que ela tenha se isolado em seu castelo na Inglaterra e reduzido bruscamente seu trabalho artistico. A música de hoje é precisa e sintetiza o texto. espero que gostem.

"
Rest your head
You worry too much
It's going to be alright

When times get rough
You can fall back on us
Don't give up
Please don't give up

Don't give up'
Cause you have friends
Don't give up
You're not the only one
...
Don't give up
You still have us

Don't give up now
We're proud of who you are
" Don't give up - Peter Gabriel

terça-feira, 22 de março de 2011

Alive ou Black?


"
I, I'm still alive
Hey I, but, I'm still alive
Hey I, boy, I'm still alive
Hey I, I, I, I'm still alive, yeah
Ooh yeah...yeah yeah yeah...oh...oh..." Alive - Pearl Jam

Tenho dois grandes amigos de infância com o mesmo nome, Eduardo. Bom, os sobrenomes são bem diferentes, assim como suas personalidades. Conheço-os há mais de 20 anos, um pouco mais do que isso, na verdade. São pessoas que sempre estiveram em minha vida e mesmo não estando sempre próximos fisicamente,sempre demonstraram que são pessoas que posso contar em qualquer momento.

Em dezembro de 1999, passamos o final de ano, a virada para ser mais exato, na casa de um deles em Angra dos Reis. Posso dizer que a casa, o condominio e o local eram perfeitos. Podiamos ir a praia caminhando e dar aquele mergulho de fim de tarde vendo o sol se pôr e aproveitar este momento para refletir sobre a vida. Na época era casado com minha primeira esposa, Ana, e como era de costume era um encontro de casais, assim sendo, incluia churrascos, jantares e rodadas de imagem e ação.

Durante um churrasco, começamos a escutar música na garagem da casa. O som variava de estilos como Fleetwood Mac, Queen, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, entre outros. Em dado momento começamos a escutar Pearl Jam. Para aqueles que não conhecem o grupo, eles são da mesma geração do MatchBox 20 ( O vocalista da banda é o Rob Thomas que canta "Smooth" com Santana) . O CD era o "Ten", um dos mais bem sucedidos da banda, com inúmeros Hits e sucessos.

Meus dois amigos começaram uma inflamada discussão sobre qual das duas músicas, Alive ou Black, era a mais interessante e bonita. Confesso, que na minha parca ignorância, desconhecia as duas na época, assim como as suas letras e arranjos, de forma que não poderia opinar. Acho que já mencionei num post anterior, que tenho uma preocupação de entender a letra, seu sentido e significado.

Por exemplo, tive uma namorada que gostava da Macy Gray, gosto dela também, mas algumas de suas músicas abordam violência doméstica e com isso, fica difícil para mim achar a canção bonita. A música "Still" tem um arranjo lindo e fica perfeito no timbre de voz de Macy, mas não tem como eu concordar que alguém possa ser maltratado e ainda querer a pessoa de volta, vai além da minha humilde compreensão.  Ainda assim, minha ex adorava a canção e botava no carro toda vez que viajavamos para Búzios, vai entender.

Voltando aos meus amigos, naquele feriado, ninguém venceu a discussão, até porque gosto não se discute. Mas eu comecei a analisar as duas músicas e formar a minha opinião a respeito. Meu amigo e irmão de alma, Bordoni, vai me bater mas eu prefiro a Black do que Alive. E vou dar minha explicação.

Não posso negar que o arranjo de Alive é forte, intenso e que adoro escutar quando estou correndo, mas a letra me parece triste, não num sentindo de um relacionamento que se acabou, mas sim porque fala da relação pai, mãe e filho de uma forma muito incomôda para mim. A indiferença é, para mim, algo muito pior do que o desamor.

Black, minha escolha, aborda um relacionamento improvável ou que terminou entre pessoas que estão em diferentes dimensões. A música retrata como as coisas perdem o viço e a alegria, como tudo ao redor perde sua cor e seu brilho por estarem afastados. Na medida em que a música avança, o cantor aborda todos os ângulos e nuances da perda refletidas em locais, fatos e pessoas. A canção é realmente densa e triste. Mas não posso negar que gosto inclusive dos arranjos e também do timbre da voz do vocalista que consegue transmitir a intensidade das emoções de cada momento.

Em 2006, fui ao show do Pearl Jam na Apoteose, no Rio de Janeiro. Posso garantir que foi um dos melhores shows que já assisti. O cara tem uma presença de palco incrível e mais do que isso, alguém que passa quase duas horas bebendo vinho sem parar, não desafina, não esquece a letra e não perde o tempo das músicas, merece todo meu respeito e consideração. Se voltarem a se apresentar em qualquer lugar que eu esteja, irei sem dúvida alguma.

Bom, esta foi minha análise, interpretação e opinião. E a sua? Sugiro que escutem cada uma das canções com calma e lendo a letra. No site do Terra, tem a versão com tradução e video e vocês podem tirar sua próprias conclusões.

No início e no fim do texto estão os trechos que gosto das músicas. Não são os únicos, mas são os que me chamam atenção.

Até o próximo post.

"
I take a walk outside
I'm surrounded by some kids at play
I can feel their laughter, so why do I sear

Oh, and twisted thoughts that spin round my head
I'm spinning, oh, I'm spinning
How quick the Sun can, drop away

And now my bitter hands cradle broken glass
Of what was everything?
All the pictures have all been washed in black,

tattooed everything" Black - Pearl Jam

quinta-feira, 17 de março de 2011

Food for thought




"It's a 10-4
 Bird is on the ground
 The Eagle has landed" Dimas Salvia

Acho que nunca fui bom com despedidas, creio na verdade que ninguém é. Dizer Adeus ou mesmo até breve para pessoas que gostamos nunca é uma tarefa fácil. Mas parte da vida que hoje levamos é feita de despedidas, encontros/desencontros e alguns reencontros e por isso acabamos por nos acostumar com esta rotina.

Ao mesmo tempo, creio que os ciclos de chegadas e partidas são altamente saudáveis. Permitem que possamos rever nossas posturas e a dos outros, nos faz ter a medida exata do que nos faz falta e do que é importante e mais do que isso permite, também, que num futuro reencontro, que certamente ocorrerá, de tempos em tempos, recarregarmos nossas bagagens com histórias, lembranças e porque não dizer aventuras.

Lembro-me que em abril de 2010, dia 27 para ser mais preciso, fiz uma proposta a Dimas para assumir a área administrativa do projeto em que estava trabalhando. Ao invés de entender que meu ciclo na área de TI  havia terminado e que deveria ir a outro projeto, pedi que pudesse continuar onde estava com um desafio ainda maior e com a certeza que poderia fazer a diferença e com isso agregar valor.

Sei que para muitos, naquela época, surpreendeu que um profissional vindo da minha área pudesse assumir uma área sensível e ao mesmo tempo extensa com a Administrativa. Pois bem, me foi dada esta oportunidade e o que fica, porque este post não é para falar de mim, é a aposta, o tino e a confiança que me foram depositadas e isso, eu jamais vou esquecer.

A vida é repleta de pessoas que estão ao seu redor, para tirar coisas de você, e muito poucas para dar e quando alguém lhe estende a mão você pode ter certeza que esta pessoa é diferenciada. Alguns, quando estiverem lendo este texto, dirão que sou puxa-saco, como sei que já fizeram antes, e a estes, ainda que não mereçam que perca meu tempo, respondo: Há um abismo que separa, amizade, cumplicidade, comprometimento e confiança, que são elementos que se conquista, da mediocridade daqueles que perdem tempo em falar dos outros tão-somente por inveja.

Infelizmente não poderei acompanhá-lo em seu próximo desafio, e lamento, porque teria muito ainda a aprender, mas existem momentos da vida em que precisamos conciliar várias decisões e as necessidades profissionais com as pessoais. Mas estou certo que mais do que colegas de trabalho, nos tornamos amigos e isso perdurará ao longo do tempo.

Como disse, a dois posts atrás, um ciclo deve terminar para que outro comece e é algo que fica mais comum com o passar do tempo. O mais importante é registrarmos o momento aproveitando intensamente cada segundo que resta. Que seu novo desafio seja repleto de sucessos, conquistas e realizações, fato este, que estou seguro que se concretizará. Obrigado por tudo. Exito Total.

Até breve e até o próximo post.

"
You're the first to fight
You're way too loud
You're the flash of light
On a burial shroud

I know something's wrong
Well everyone I know has got a reason
To say
Put the past away

....
I would understand
I would understand" Jumper - Third eye Blind

quinta-feira, 10 de março de 2011

À procura ou À espera ?


"
it was the sweetness of your skin
it was the hope of all we might have been
that filled me with the hope to wish
impossible things
to wish impossible things
" To wish impossible things - The Cure

 Em fevereiro deste ano estive em Zagreb, capital da Croácia, e fui passear pela cidade que apresenta uma riqueza arquitetônica muito similar a que vi em Viena, na Áustria. Você anda pela cidade e desde o telhado todo trabalhado com os simbolos da Croácia ou mesmo ao longo das ruelas onde temos várias estátuas e obras de arte ao ar livre, podemos fazer várias viagens no tempo ou dentro de nós mesmos para refletir tão-somente sobre a vida.

E ai me lembrei de um fato que meu primeiro sogro me contava sempre: "Se você ficar na janela de sua casa, observando as pessoas passarem, você perceberá que a cada momento, a cada dia, um novo filme, uma nova história surgirá a sua frente". E é verdade, a vida é tão dinâmica e cheia de surpresas e novidades que se você prestar atenção existe um filme acontecendo a cada instante.

Quando passei por este trabalho, que compõe o post de hoje, não pude deixar de lembrar desta história. Não sei se a mulher está à espera ou à procura, mas sei que está no meio de uma praça, no meio de uma rua movimentada, vendo seu filme passar e certamente desejando um final feliz.

Engraçado que enquanto passava por esta obra escutava a música que é a citação de hoje. Adoro o The Cure, poderia dizer que apesar do som pesado e às vezes, porque não dizer, melancólico, não consigo deixar de me enlevar pela sonoridade de suas canções.

To wish impossible things, que faz parte do CD Wish, é uma destas músicas para se escutar quando se caminha numa cidade como Zagreb, em pleno inverno, céu nublado, seu arranjo pesado se encaixa perfeitamente. E engraçado como é a vida, certas coisas se encaixam perfeitamente apenas não se encontram no timing correto. Quando estão no seu tempo exato fazem tudo fazer sentido.

Não pude deixar de me identificar com a mulher da obra, passei tanto tempo na janela de minha vida, olhando o movimento e a dinâmica das coisas que vi muitos filmes e talvez tenha esquecido de viver o meu. Claro que vivi muitas coisas, experimentei outras, mas talvez tenha chegado o momento não de assistir, mas sim de me tornar o personagem principal, com todos os ônus e bônus que isso possa representar. Talvez, tenha chegado a hora de outra pessoa ocupar o lugar na janela.

A mulher em questão, não me parece somente estar assistindo a vida passar, me parece estar no seu terreno seguro, protegida de todos os males e dores que viver ou fazer escolhas podem representar. Mas ao mesmo tempo está se privando de todos os prazeres e realizações que isto pode representar. Ela não está à espera ou em busca de alguém, está, na verdade, em busca da coragem de se jogar e experimentar outra vez tudo que a vida pode proporcionar.

Talvez todos nós estejamos.

sábado, 5 de março de 2011

Closing Time


"
Closing time, open all the doors
And let you out into the world
Closing time, turn all of the lights on
...
Closing time, time for you to go out

To the places you will be from
...
Closing time,

every new beginning
Comes from some other beginning’s end " Closing Time - Semisonic

Havia planejado este post para o dia em que meu programa na Líbia houvesse terminado. Confesso que desde maio do ano passado tinha o perfeito rascunho deste texto em minha cabeça e normalmente é fácil, simples e rápido processar minhas idéias e publicá-las na NET.

Repentinamente, quase 9 meses depois, o óbvio deixou de ser óbvio e uma sucessão de fatos e acontecimentos modificaram a dinâmica de minha vida. Conheci lugares que havia adiado visitar por um tempo, conheci outros novos que não havia planejado, encontrei pessoas e me encontrei e neste somatório de fatos pude ver de que material eu sou feito.

Na verdade, não foi bem assim que imaginava o término de minha estadia na Líbia. Esperava algo mais óbvio, como ter minha metas e objetivos atingidos e talvez, por necessidade da empresa ou pela dinâmica da vida fosse a hora de contribuir em outro lugar, não sem antes, é claro, deixar meus sucessores formados e preparados para dar prosseguimento em nossa missão.

Pois bem, não foi bem assim que as coisas aconteceram e a maior parte todos vocês sabe e se não sabem basta ler nos noticiários e entenderão perfeitamente a que me refiro. Também existe a parte que ninguém pode apreender no noticiario e somente eu posso perceber dentro de mim porque eu estive lá, vivendo o melhor e o pior de cada um, onde o nosso verdadeiro EU apareceu, naqueles momentos em que coisas intensas aconteceram e o inesperado se fez presente em sua plenitude.

E agora, estou eu aqui, uma semana depois de sair do que era minha vida, minha meta, meu objetivo, aguardando o próximo passo, em busca de respostas e de entender para onde o destino me levará. Engraçado, uma vez me disseram que o destino opera assim: Ele deixa em sua mão para decidir e se você não decide ele tira a escolha de suas mãos e decide o que acha melhor. Não há outra maneira de explicar o que ocorreu.

E penso que foi mais ou menos assim, esperei tanto tempo pelo momento de tantas coisas que ele passou como um raio pela minha frente e instantaneamente decidiu por mim. E não falo isso com nenhum pesar, porque o destino sempre foi generoso e sempre me concedeu surpresas boas ou exatamente o que eu desejava e talvez agora, os planos que eu já tinha para este ano irão de forma acelerada a se realizar.

"Maybe that's what happens
when a tornado meets a volcano" Love the way you lie - Eminem.

Mas olhando para trás eu vejo as pessoas que passaram na minha vida e não posso deixar de pensar na minha equipe, principalmente os Líbios. Tenho uma dívida de gratidão com cada um deles e se for possível retornar ao país, ainda que seja apenas para visitá-los, gostaria fazê-lo, para dar um forte abraço e agradecer o carinho, dedicação, respeito e consideração que cada um deles teve conosco nos momentos de maior tensão, se dispondo a deixar suas casas e seu conforto para garantir a nossa segurança e o sucesso de nossa operação de saída. Em parte, nestes 2 anos e 4 meses consegui conquistar o respeito deles e de alguns a sincera amizade.

Mas agora uma nova etapa começará, mais precisamente esta semana, após termos, enviado para casa , com total sucesso, todos nossos colegas de trabalho. Estaremos num novo momento, o recomeço, onde felizmente tudo é possível. Fico satisfeito por fazer parte deste processo e mais do que isso por estar ao lado daqueles que vão ser ,sem dúvida alguma, profissionais de sucesso e que conduzirão o o processo daqui para frente. Os dois amigos e profissionais na foto, são jovens talentosos e promissores dos quais me orgulho de ter tido o privilégio de ter trabalhado. Espero em breve, poder dar-lhes o mesmo abraço que vemos nesta foto.

A canção que compõe o início do posto define o que entendo como o ciclo natural da vida : Algo deve terminar, para que o novo surja e renove tudo. E fico feliz em saber que o futuro estará em boas mãos.

"
(Wake me up) Wake me up inside
(I can't wake up) Wake me up inside
(Save me) Call my name and save me from the dark
(Wake me up) Bid my blood to run
(I can't wake up) Before I come undone
(Save me) Save me from the nothing I've become
Bring me to life
I've been living a lie. There's nothing inside
Bring me to life " Bring me to Life - Evanescense