terça-feira, 16 de novembro de 2010

Falando de Amor (2)


"E não é porque eu estou sozinho,
 e não é porque é véspera de Ano Novo
 Eu vim aqui esta noite porque quando você percebe
 que quer passar o resto de sua vida com alguém,
 você quer que o resto de sua vida
 inicie o mais rápido possível."  Harry Burns - When Harry Met Sally.

Recebi alguns comentários sobre o meu texto da semana passada. Amigos brasileiros comentaram por MSN ou por email sobre o texto e mencionaram que deveria ter usado ou usar, mais citações em português do que em outras línguas. De fato, amo meu País, minha língua e minha cultura e as citações refletem muitas vezes muito mais o momento em que me encontro do que uma preferência por qualquer língua.

Mas pois bem, vamos dar seguimento ao tema da outra semana e farei citações só em português, vamos ver como me saio. Mas antes, tenho de rechear o post com um texto, até porque senão as citações ficam fora de contexto e muito mais do que isso, sem sentido.

A citação acima foi extraída do filme "Harry e Sally, feitos um para o outro". Meg Ryan, a namoradinha das américas, fez uma enormidade de comédias românticas que permearam minha fase adolescente e adulta e muitas paixões, namoros e até casamentos foram embalados ou influenciados por alguns de seus filmes. Eu mesmo usei a citação com uma das minhas ex-mulheres, porque acho ela linda e reflete a conclusão que se chega quando se encontra aquela pessoa com a qual se quer  dividir sua vida, seus momentos, seu tempo.

Claro que a citação soa, no mundo real, como ocorre em toda comédia romântica, utópica, mas no auge do sentimento, no calor da paixão que cega e faz com que sejamos capazes dos gestos e atos mais inesperados e porque não dizer, altruístas, me parece perfeito.

Considero esta comédia uma das melhores e mais legais que já assisti e gosto tanto que sei os diálogos até de cor. Um fato interessante do filme é que Harry e Sally, levam 12 anos para ficar juntos, considerando desde o momento que se conhecem até a cena final em que a citação é dita. Isso, só me faz refletir que se algo esta reservado para você, no tempo certo, acontecerá.

Creio que quando falamos de sentimentos como paixão, amor, desejo, temos várias formas de interpretar, entender e definir dependendo do contexto em que se insira. Muitas vezes, o sentimento nada mais é do que um simples desejo que se sente e o associamos com uma forma de distração, um passatempo. Outras vezes, percebe-se que este passatempo passa a preencher muitas mais o seu tempo e seus pensamentos do que você imaginava e desejava anteriormente e você percebe a chama da paixão que surge e vai se alastrando dentro de você. Por fim, em algumas situações, não todas, raras,  podemos traduzir este sentimento em amor e na convicção de que se quer dividir o mesmo teto, a mesma cama, a mesma vida.

Mas não falo de um  amor utópico ou de cinema, nem de um amor que turve o seu senso de julgamento e  transforme o ser amado em uma pessoa distinta da que você conheceu. Eu falo de um amor puro e genuíno, onde há a admiração e o desejo por tudo que de fato se é:  uma pessoa com defeitos, qualidades, virtudes, temperamento, manias etc. Creio que a grande frustração das pessoas, no que tange ao amor, reside no fato daquilo que prospectamos que a pessoa  seja, ao invés de focarmos no que a pessoa é.

Falei em um outro post sobre Romantismo e ser Romântico. Muitas pessoas não são românticas ou tão carinhosas quanto o parceiro gostaria, mas eu vejo isso com outros olhos. Muitas vezes, as pessoas focam em encontrar alguém que seja igual a você . Eu, pelo contrário, procuro alguém que me complete que preencha em mim aqueles pontos que vão me dar equilíbrio e muitas vezes sobriedade, que farão com que eu seja uma pessoa melhor ou que me façam querer ser uma pessoa melhor, extraindo o que há de melhor em mim. E carinho, por exemplo, tem muitas formas de se demonstrar e muitas vezes você percebe isso só na doçura pueril de um olhar.

Pensando nisso lembrei de outra citação esta agora do filme "Runaway Bride" , que resume o que falei acima:

"Olha, eu garanto que haverá momentos difíceis.
Eu garanto que em algum momento,  ambos ou um de nós vai querer terminar esta relação.

Mas eu também garanto que se eu não te pedir que seja minha,
Vou me arrepender pelo resto da minha vida,
porque sei que, no meu coração,
você é única para mim." Ike Graham - Runaway Bride

O Amor, reside na capacidade de reiventar a paixão e manter aceso o desejo. Nenhum dos três sentimentos vive totalmente independente do outro, apesar de muitas vezes você não completar todo este ciclo e o mais importante é a viagem, o tempo experimentado junto e a sensação de que valeu a pena ou se tiver sorte, o "gostinho de quero mais".

"O que ela me fez sofrer,
 O que ela me deu de prazer,
 O que de mim ninguém tira
" Este Amor- Caetano Veloso

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Falando de Amor



"I want someone to say goodnight to, a last call of the day.
 I don't have a last call of the day. Do you? "
Buddy Amaral - Bounce.

Eu penso muitas vezes neste texto. Lembro que quando assisti este filme, no Botafogo Praia Shopping, esta frase me marcou e o motivo é simples: Todos nós, cedo ou tarde queremos alguém que seja nossa última chamada dia.

Outra coisa me chamou atenção neste filme, a canção "Here with me" da então desconhecida no Brasil, Dido. Certamente vocês conhecem uma música muito mais famosa dela "Thank You" que foi um Hit no mundo inteiro, mas foi "Here with me" que me introduziu a cantora. Comprei o CD logo depois do filme e posso assegurar que foi um tiro certeiro, todas as músicas são boas.

Pensando nisso, me veio a idéia deste post. Estou há 2 anos sem namorar, vamos ser razoáveis, sem um relacionamento sério e confesso que é um fenômeno raro para mim. E sinceramente, creio que faz falta ter alguém para dividir sua vida, conquistas, dúvidas, alegrias, aquela pessoa com quem você adora passar o tempo junto, ainda que lado a lado em silêncio ou que pelo contrário pode passar horas e mais horas conversando sobre os mais diversos assuntos sem se entediar.

Sei que relacionamentos nem sempre são fáceis. As pessoas tem diferentes formações, histórias de vida, sei também que com o passar dos anos ficamos mais cheios de manias e menos tolerantes, mas eu ainda acredito que exista para cada um de nós, aquele alguém que completa nossas lacunas (Lá ele !!!)  e nos ajuda a dar um norte em nossas vidas. E se não for dar um norte, ao menos ajuda a navegar pelos mares tortuosos que todos temos de enfrentar.

Muitas vezes, sinto falta daquelas idiossincrasias de casal, aquelas picuinhas que só fazemos com aquela pessoa que gostamos, de sentir o cheiro de outro perfume em meu corpo e do calor da pessoa amada. Por mais que o sexo seja relevante em todas as relações - confesso e garanto que este é o item mais fácil de se conseguir - o conforto de um abraço e a idéia do despertar juntos é o que mais me faz falta.

Estive nos últimos dias ouvindo uma série de músicas, obviamente de amor, que por um motivo ou outro me trouxeram até este texto. Hoje, o blog, não terá nenhuma história, despedida, etc. Terminará com uma série de citações de canções que me vieram a cabeça e que de uma forma ou de outra transitaram ou transitam por minha vida.

De início de relação

"Baby, baby
When we first met I never felt something so strong
You were like my lover and my best friend
All wrapped in one with a ribbon on it " Rehab - Rihanna

"Quero acordar de manhã
Do teu lado
E aturar qualquer babado
Vou ficar apaixonado
No teu seio aconchegado
Ver você dormindo
E sorrindo
É tudo que eu quero prá mim
Tudo que eu quero prá mim... " A Estrada - Cidade Negra

De Deleite com Relação

"You're like a cool breeze, on a summer's day
You are a river running through the desert plain
You are my shelter, from the pouring rain
You were my comfort, even before the pain " Always in my head - India Arie

"I want to thank you
For giving me the best day of my life
Oh just to be with you
Is having the best day of my life" Thank You - Dido


"Eu quis lutar
Contra o poder do amor
Cai nos pés do vencedor
Para ser o serviçal
De um samurai
Mas eu tô tão feliz!
Dizem que o amor
Atrai..." Samurai - Djavan

 
De término de relação

"If you don't know me by now, You will never never know me, no you won't " Simply Red

"Dar solamente aquello que te sobra, no es compartir si no dar limosna amor"  Alejandro Sanz

"I don't want to call my friends
For they might wake me from this dream
And I can't leave this bed
Risk forgetting all that's been" Here with me - Dido

"I dont want excuses.
 I dont want your smiles.
 I dont want to feel like were apart a thousand of miles.
 I dont want your attitude.
 I dont want your things.
 But I dont want a phone that never rings " Before Today - EBTG