segunda-feira, 12 de abril de 2010

Lose Yourself

“Look if you had, one shot, one opportunity
To seize everything you ever wanted, one moment…
Would you capture it or just let it slip? “ Eminem – Lose Yourself

Seria leviano dizer que não penso de tempos em tempos em decisões que tomei e caminhos que segui. As escolhas que faço se traduzem nos amigos que fiz, no amadurecimento que adquiri e principalmente nos muitos cabelos brancos que já acumulei nos últimos 1 ano e meio que estou na função de responsável de área.

Mas quero dizer que cada dia, cada momento, cada escolha que fiz se traduz em alegria e satisfação. Claro que me acho um projeto inacabado por vários motivos (se Maria Emília me visse escrevendo acho me mataria, para ela achar é um verbo fora de uso, a gente pensa...não acha). Primeiro porque acho que tenho muito a amadurecer, elementos técnicos a aprimorar e outros a aprender, segundo porque no campo afetivo, paterno para ser mais exato, me sinto ainda incompleto porque nutro o desejo de ser pai e ser para meu filho o exemplo que meu pai é para mim e um dia, quem sabe, possa ser metade do homem que ele é.

Mas como na canção não me furto de agarrar as oportunidades que me aparecem no caminho. Fazendo uma auto-análise percebi que nos últimos anos mudei muito a pessoa que sou e apesar de ainda ser um pouco prolixo para meu gosto, aprendi a analisar de forma mais isenta as situações e ser mais sensível as necessidades dos outros e das minhas também. Mais do que isso me livrei de muitos preconceitos que carregava comigo e acho que isso tem me tornado uma pessoa melhor.

A minha maior satisfação, ocorreu semana passada, repetindo um fato que já havia ocorrido há um ano atrás. Na área que atuo hoje, lido inevitavelmente com jovens e acima de tudo jovens muito talentosos o que torna a tarefa de coordenar e gerenciar muito árdua porque eles se tornam muito questionadores com a mesma sede de saber que tinha há 15 anos atrás (nossa, to ficando velho mesmo, hehe).

Mas bem, um destes jovens talentos me disse que quando eu fosse para outro projeto, gostaria de ter a oportunidade trabalhar comigo. Nada me deu mais satisfação do que ouvir isso. Só há poucas coisas que deixamos nesta vida e a mais importante delas é um legado. Sempre tive um prazer imenso em transferir conhecimento, dei aulas particulares por mais de 15 anos, sou habilitado a dar aulas em Universidade e não há nada mais legal do que se perpetuar através da esfera do saber.

Passei os últimos 15 dias em São Paulo, trabalhando como um condenado e apesar do sucesso de minha missão aqui, o que mais me realizou foi isso : Posso motivar e ajudar na formação da nova geração que espero eu ser muito mais brilhante e cheia de sucessos que a minha.

sábado, 3 de abril de 2010

Construindo (ou Desconstruindo ) a canção Eres para mi

Em abril de 2008 me separei de minha segunda esposa e pela primeira vez em 37 anos fui morar sozinho, primeiro em hotéis por uns 2 meses e finalmente num flat no humaitá que foi minha residência por uns 3 meses até que minha vida fosse transferida para o outro lado do mundo, mais precisamente para a África.

Tenho para mim que a vida sempre oferece alternativas positivas e construtivas dependendo apenas que se disponha a olhar sem ser passional (sim, eu sei que é difícil). Durante o período que morei no humaitá aproveitei muito minha casa, afinal tinha sido a primeira vez, após morar com meus pais e dois casamentos, que montava um apartamento só meu, formatado exatamente do jeito que eu gosto num puro reflexo da imagem e semelhança do dono.

Uma noite, assistindo a MTV internacionnal, passaram o programa MTV Unplugged Julieta Venegas. Para quem não sabe, Julieta é uma cantora mexicana, tão famosa como o Maná em paises latinos e relativamente desconhecida para a maioria de nós. Ela já havia participado do acústico do Lenine fazendo um dueto na canção Miedo que recomendo que escutem pois é muito legal.

Então, estava eu assistando o programa e começa a tocar a canção Eres para mi e no dueto a cantora espanhola Mala Rodriguez. Confesso que nunca havia ouvido falar nela e vou admitir que o que mais me chamou a atenção num primeiro momento foi ela e não a música. Claro que numa releitura de músicas e principalmente arranjos como sempre faço, despertaram a minha atenção para a canção e pela cantora de forma que comecei a investigar mais um pouco sobre ela.

Em Julho/2009, fui a Espanha, mais precisamente a Barcelona. Lá, numa megastore FNAC procurei todos os trabalhos de Mala Rodriguez, comprando ao final 3 CDs. O seu último Malamarismo continha uma parceria com a própria Julieta Venegas e procurei mergulhar no cd curtindo o som de Mala.

Mala é uma Bjork espanhola. Tem coisa maravilhosas, outras mais ou menos e outras que só os mais apaixonados vão gostar. Mas tudo é momento e estilo quando se refere a música. Mas o mais legal disto tudo é que na medida em que conhecia o CD Malamarismo, descobri como estava montada a canção Eres para mi no Acústico. Julieta e Mala combinaram nada mais do que 4 canções diferentes para traduzir em uma, a parceria. Muito legal, diferente e sinônimo de muito talento porque sei que fazer isso não é mesmo para qualquer um. Para mim foi um deleite e espero que para vocês também.

Segue abaixo a análise da música. Uma pessoa muito especial para mim, a Bárbara, me disse uma vez que após eu mostrar esta análise para ela, escutar esta música nunca mais seria igual. Eu digo, que mesmo sem a análise, escutar nunca é igual.


Eres para mi ( version desplugado MTV)


[Sería mejor empezar otra vez
pero si yo se que no se puede
vas a decirme que es imposible
pero por lo menos déjame que lo intente
si me di cuenta demasiado tarde
se que aun podemos arreglarlo
aprendí a sacarle jugo a mis defectos
y me va mejor desde que deje de odiarlo
caminando yo en tus labios
por la noche por en medio de la calle
estoy pensando si me quiere no me falles
soy de tierra con el agua llego al cielo
dame tu aire y somos fuego
y deseo decirte todo lo que ya siento
vamonos] Tiempo Pa Pensa - Malamarismo - Mala Rodruiguez

eres para mi [ha], me lo ha dicho el viento,
eres para mi, lo oigo todo el tiempo,
eres para mi [como], me lo ha dicho el viento,
eres para mi
la sombra que pasa,
la luz que me abraza
tus ojos mirándome,
la calle que canta su canto de diario,
el mundo moviéndose,
y yo se que tienes miedo
y no es un buen momento para ti
y para esto que nos viene sucediendo, pero
eres para mi[ha], me lo ha dicho el viento,
eres para mi, lo oigo todo el tiempo,
eres para mi, me lo ha dicho el viento,
eres para mi.

el espejo que da su reflejo en todo
lo pinta tal como es,
mi cuerpo que no tiene peso
si escucho tu voz llamándome
y yo se que tienes miedo

y no es un buen momento para ti
y para esto que nos viene sucediendo,

[Y deja de pensa que deja de pensa en buen
rescruadra de la mitad
eleva y dividia por la razon
de los cosenos
mi materia gris frente a ti
se convierte en potente veneno
este calor profundo
derrite el solar
dame una señal ya y pon freno
a toas las injusticias
en el mundo de Alicia
por no tener claro
¿porqué vamos en este carro sin frenos?] Dejame Entrar - Malamarismos - Mala Rodriguez

yo se que tienes miedo
y no es un buen momento para ti
y para esto que nos viene sucediendo,
pero eres para mi, me lo ha dicho el viento,
eres para mi, lo oigo todo el tiempo,
eres para mi, me lo ha dicho el viento,
eres para mi, lo oigo todo el tiempo,
eres para mi

[desde el dia en que te vi,
desde el dia en que te vi,
yo sabia que tu eras pa mi,
tu eras pa mi, tu ereas pa mi]

[desde el dia en que te vi,
desde el dia en que te vi,
yo sabia que tu eras pa mi,
tu eras pa mi, tu ereas pa mi]


[desde el dia en que te vi,
desde el dia en que te vi,
yo sabia que tu eras pa mi,
tu eras pa mi, tu ereas pa mi]


[desde el dia en que te vi,
desde el dia en que te vi,
yo sabia que tu eras pa mi,
tu eras pa mi, tu ereas pa mi] Te Convierto – Mala Rodriguez - Malamarismo


tu eres para mi, yo soy para ti
tu eres para mi, yo soy para ti
tu eres para mi, yo soy para ti
tu eres para mi, yo soy para ti